A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) determinou a remoção de anúncios falsos envolvendo o programa Desenrola Brasil das plataformas Google e Facebook. A ordem, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26), estabelece o prazo de 48h para a remoção e prevê multa de R$ 150 mil por dia em caso de descumprimento.
Além da remoção, a Senacon exige que tanto o Google como o Facebook adote cautelas necessárias para que conteúdos falsos não voltem a ser veiculados nas plataformas. Tais medidas deverão ser apresentadas, em até 10 dias, em um relatório de transparência, que ainda deverá contar com possíveis punições aos autores dos anúncios ilegítimos.
A ordem acontece após a Senacon receber diversas denúncias envolvendo o Desenrola Brasil – programa lançado pelo governo federal para a renegociação de dívidas. Desde o lançamento do programa, no dia 24 de julho, entidades como Procon e Febraban vem alertando sobre golpes e fraudes, que contam com links falsos e transações ilegais.
Segundo o governo federal, os interessados em renegociar dívidas por meio do Desenrola não devem buscar intermediários. O atendimento é feito diretamente nas agências bancárias cadastradas. Confira outras dicas:
– Verifique atentamente o endereço do site. Muitas vezes, o golpista usa domínios com grafia parecida com a empresa pela qual ele está tentando passar;
– Nunca clique em links em e-mails, SMS, WhatsApp ou resultado de site de busca. Digite o endereço da empresa direto no navegador;
– Verifique o layout: se há erros de grafia, uso excessivo de maiúsculas ou caracteres especiais, layout mal formatado;
– Cuidado com selos de segurança. Em alguns casos, o golpista usa de elementos visuais que passam confiança como selos de segurança.
*Com informações do SBT News