O Sesc Digital lança neste dia 21 de setembro (Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência), o curso online “Libras – Descobrindo a Língua de Sinais”, com inscrições gratuitas. A iniciativa ocorre em um mês simbólico que celebra também o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/9) e o Dia Nacional dos Surdos (26/9). O curso busca oferecer um primeiro contato com o estudo da Libras, a fim de ampliar a compreensão sobre a comunidade surda, sua cultura e sua língua. Em seis videoaulas, a formação se propõe a despertar nos inscritos um interesse genuíno, promovendo empatia e incentivando a continuidade no aprendizado, já que o foco não é a fluência imediata.
A apresentação é realizada pelo professor e ator Fábio de Sá e pela professora e atriz Nayara Silva, ambos com vasta experiência no ensino da Libras, como segunda língua para ouvintes.
O conteúdo traz exemplos e cenários práticos, abordando ambientes como comércio, atendimento de saúde e interações sociais, destacando a relevância da comunicação em Libras no cotidiano. Tudo a partir de uma introdução ao tema, revisão de vocabulário, histórias de referências na comunidade surda e orientações sobre condutas adequadas e inadequadas em algumas situações do dia a dia. Além disso, explora manifestações artísticas da comunidade surda e incentiva reflexões sobre capacitismo, diversidade e direitos das pessoas surdas.
Foi estruturado de maneira totalmente visual e acessível, sendo apresentado na língua brasileira de sinais com legendas e tradução direta da Libras para a Língua Portuguesa. Por isso, é uma excelente opção para quem busca uma primeira experiência com a língua, ou deseja se aprofundar ainda mais. Os alunos poderão rever as aulas quantas vezes acharem necessário para treinar os sinais em sua casa com seus amigos e familiares, ou até mesmo sozinhos em frente ao espelho. Além das videoaulas, o EAD disponibiliza material de apoio em PDF, com QR Codes e links que dão acesso aos sinais.
As aulas estão divididas em seis módulos: Primeiros contatos da pessoa ouvinte com a pessoa surda; como pedir e dar informações; alimentação; saúde; diversidades e preconceito; cultura, arte, performance e poesia. Cada aula tem duração de aproximadamente 15 a 20 minutos.





















































