Dois policiais rodoviários federais foram flagrados prendendo um homem negro dentro de uma viatura e despejando uma fumaça semelhante a gás em Umbaúba, no Sergipe. A vítima morreu após a violência.
Um vídeo gravado por testemunhas mostra um dos policiais segurando a tampa do porta-malas, enquanto o homem, identificado como Genivaldo de Jesus, de 38 anos, grita em desespero. Depois, muita fumaça injetada dentro do compartimento do veículo, como uma câmara de gás.
De acordo com o sobrinho de Genivaldo, o tio sofre de transtornos mentais e teria ficado nervoso com a abordagem policial. Os agentes exigiram que o homem parasse a moto que Genivaldo pilotava. Foi parado e revistado, e de acordo com o boletim de ocorrência, a polícia encontrou as cartelas de medicamentos. Os policiais começaram a discutir, culminando na sessão de tortura. Após a violência, o homem foi deslocado para a delegacia e passou mal. Encaminhado para o hospital, não resistiu e morreu por asfixia mecânica.
Em nota, a Polícia Rodoviária Federal afirmou que o homem resistiu à abordagem e que os agentes teriam utilizado “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” para conter a suposta agressividade.
Genivaldo fazia uso de medicamentos há pelo menos 20 anos e era diagnosticado com esquizofrenia. Casado, deixa um filho.
SBT News