Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Em ação movida pelo MP, STJ condena CAERN a trocar tubulações em Natal

Foto: Portal MP/RN

Uma ação movida  Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), obteve uma vitória junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi condenada a trocar todas as tubulações de cimento amianto, ferro fundido e obsoletas de Natal. O MPRN, através da 45ª Promotoria de Justiça de Natal, ajuizou Ação Civil Pública em fevereiro de 2020, que julgada procedente pelo Tribunal de Justiça do RN.

A Caern interpôs vários recursos para não cumprir a decisão, mas, neste mês de novembro de 2023, o Superior Tribunal de Justiça julgou o Recurso Especial e negou provimento às alegações da Caern para não cumprir a obrigação imposta pela Justiça do RN a pedido do MPRN.

A promotora de Justiça Gilka da Mata, que ajuizou a ação, afirmou que “a decisão também confirmou a importância e a necessidade da Caern atender os direcionamentos do Plano Diretor de Abastecimento de Água, que é um documento técnico que foi produzido por determinação judicial dentro do processo que foi ajuizado para melhoria do sistema de abastecimento de água da grande Natal. Na decisão, o STJ ressaltou a necessidade do sistema de abastecimento de água de Natal ser operado de acordo com os direcionamentos do Plano Diretor de Abastecimento de Água”.

As tubulações antigas são responsáveis por vazamentos e por grande desperdício de água tratada existente na cidade. Estima-se a necessidade de substituir pelo menos 374.009 metros de tubulações de cimento amianto, 33.979 metros de ferro fundido, além das tubulações antigas com mais de 50 anos. Além do desperdício, há documentos técnicos que vinculam o material o material a problemas de saúde.
Sobre o desperdício de água tratada, o estudo existente no processo detalhou que na região Norte de Natal, há uma perda de água tratada de 68% – o equivalente a mais de 21,5 bilhões de litros – por ano.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Na região Sul da cidade, os dados revelaram uma perda de 45% da água, o que equivale a um volume de mais de 24 bilhões de litros por ano.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

O volume de água no Rio Piranhas atingiu 3,80 metros no ponto de captação da adutora Manoel Torres e começou a transpor o muro...

Cidades

Na madrugada desta terça-feira (5), um acidente em Triunfo Potiguar causou sérios transtornos no abastecimento de água em seis cidades da região Oeste do...

Natal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou, nos dias 1º e 2 de agosto, uma série de fiscalizações em diferentes regiões...

Cidades

Começa nesta segunda-feira (4) a interdição da BR-101 RN. Conforme informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a medida afetará a pista...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO