O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou situação de emergência por 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo, nas áreas do município afetadas pelas chuvas intensas. O decreto N.º 12.960 foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (28).
“Considerando a incidência de chuvas intensas ocorridas nas primeiras horas do dia 27 de novembro, com pluviometria registrada de até 245mm em 24h nas zonas da cidade, e ainda havendo o transbordamento de lagoas de captação de águas pluviais, imóveis alagados com perdas de pertences dos moradores, crateras abertas em várias regiões da cidade, redes de drenagem afetadas, pequenos deslizamentos em áreas de encostas, queda de árvores e casas em situações de risco de desabamento;
Leia também:
RN registra maiores acumulados de chuva no Brasil em 24 horas
Confira órgãos e serviços afetados com as chuvas em Natal e Região Metropolitana
Chove mais de 240 mm só em Natal em 24h e abrigo é instalado na Zona Norte
Fica declarada, pelo prazo de 90 dias, situação de emergência no âmbito do Município do Natal, nas áreas afetadas contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documentos, em virtude do desastre de intensidade Nível II classificado e codificado como chuvas intensas – 1.3.2.1.4 – COBRADE, conforme Portaria nº 260, de 02 de fevereiro de 2022, do Ministério do Desenvolvimento Regional”, explica a publicação.
A Defesa Civil de Natal registrou 241 mm de chuvas na capital do Rio Grande do Norte nas últimas 24 horas. “Realmente foi um volume inesperado para esta época do ano. Identificamos os pontos mais críticos e passamos atuar através da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social, principalmente na questão das lagoas de captação”, afirmou Joana Guerra, Secretária de Planejamento da Prefeitura de Natal e coordenadora do gabinete de crise.
O Rio Grande do Norte registrou nas últimas 24 horas, os maiores volumes de chuva em apenas um dia no mês de novembro, classificado pela climatologia como quente e seco. Foram 321 milímetros em Brejinho, no Agreste Potiguar, sendo o mais chuvoso do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Durante o ano inteiro o município registrou em torno de 600 mm.
O coordenador da Defesa Civil informou ainda que o Corpo de Bombeiros, disponibilizou equipes extras, que continuam de sobreaviso. “A madrugada foi toda de trabalho e apesar do volume das chuvas e do número considerável de pessoas afetadas, não tivemos nenhuma ocorrência de maior gravidade”, conforme dados da Defesa Civil, principalmente de Natal e Corpo de Bombeiros Militar.
Previsão dia a dia
28/11/23 – Terça-feira – Céu nublado com chuvas e trovoadas, céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
29/11/23 – Quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu e região de Mossoró, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.
30/11/23 – Quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.
01/12/23 – Sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todo estado.
02/12/23 – Sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas no litoral, céu nublado a claro em nas demais regiões do estado.