Com o tema “Com os Santos Mártires, aprendamos a cuidar uns dos outros”, foi encerrada a festa religiosa dos santos potiguares, Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no domingo (3), no Santuário dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal. A missa foi celebrada pelos padres Murilo e Gilmar Pereira.
Antes da celebração, houve um momento cultural com a Banda de Música Municipal e o Boi de Reis, de São Gonçalo. A festa dos Santos Mártires é celebrada pela Arquidiocese de Natal no período de 23 de setembro a 03 de outubro.
A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra esteve presente e destacou a temática como propícia ao momento de pandemia que atravessa a humanidade. “Eu peço aos Santos Mártires que elevem cada vez mais a nossa fé, esperança e confiança em dias melhores para o povo de São Gonçalo e do nosso estado. Que estejamos em comunhão”.
O dia 03 de outubro, dia dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, foi decretado como feriado estadual em dezembro de 2006, ainda na gestão de Wilma de Faria. Os Mártires foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000. Os padroeiros do Rio Grande do Norte foram canonizados pelo Papa Francisco, em uma cerimônia no Vaticano, em 15 de outubro de 2017.