A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), vai instalar na próxima sexta-feira (09), uma Sala de Situação para monitoramento das arboviroses no RN, em especial a situação da dengue.
Na primeiras cinco semanas de 2024 a Sesap notificou 795 casos possíveis de Dengue. Desse total, 38 foram descartados, 78 confirmados e os demais estão em análise. A Sesap não registrou nenhum óbito em decorrência da doença durante este período.
Sobre os casos de chikungunya, o boletim apontou 177 notificações, 15 casos descartados e 14 conformados. Já para o zika vírus foram, 48 notificações, 1 confirmado e os demais descartados. Em gestantes foram 6 notificações e uma confirmada.
As arboviroses são doenças reemergentes, transmitidas por vetores como Aedes aegypti, que dada à sua capacidade, podem transmitir uma série de agentes infecciosos virais. Existem muitas doenças transmitidas por vetores no Brasil e no Rio Grande do Norte, dentre estas se destacam a Dengue, Chikungunya e Zika. Nesse contexto, apresentamos a dinâmica epidemiológica das arboviroses no Rio Grande do Norte no período de 28/01/2024 a 05/02/2024.
Os sintomas iniciais das arboviroses podem ser semelhantes e clinicamente inespecíficos, sendo imprescindível observar a diferenciação dos sintomas para que se possa conduzir o tratamento do caso de forma adequada.
