Um homem de 67 anos morreu de leptospirose no município de Travesseiro, no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O óbito ocorreu na sexta-feira (17), mas foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde no domingo (19).
Leia também:
Correios suspende temporariamente envio de roupas para o RS. Veja o que doar
O governo estadual investiga o caso e aguarda a confirmação do diagnóstico pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Identificado como Eldo Gross pela prefeitura, o homem, residente na localidade de Barra do Fão, foi enterrado no sábado (18). O diagnóstico da doença foi confirmado no domingo (19) no Hospital Bruno Born, em Lajeado, para onde foi levado.
Além desse caso fatal, outras três pessoas recebem tratamento para a doença em Travesseiro. Os pacientes são moradores de Linha Cairu e, segundo o secretário da Saúde, Junior Weizenmann, esses casos foram contraídos durante a recente enchente. O município alerta a população sobre os cuidados necessários no período pós-enchente para evitar doenças como leptospirose, hepatite e tétano.
A leptospirose é uma das principais preocupações das autoridades de saúde devido ao alto risco de casos relacionados ao contato com a água das cheias. A doença é causada pela bactéria leptospira, presente na urina de roedores e comumente adquirida pelo contato com água ou solo contaminados.
Com informações do SBT News
