Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Motoristas de app deixam de usar ar-condicionado e geram confusão

Foto: Divulgação

Muita gente já deve ter passado pela situação de chamar um aplicativo de transporte, como Uber e 99, e ser atendida por motoristas que não ligam o ar-condicionado do veículo. Virou hábito nas cidades brasileiras, inclusive nas que o calor é predominante em quase todas as épocas do ano;

A pandemia de covid-19 forçou o desligamento da refrigeração por determinação sanitária e muitos motoristas parceiros foram incorporando o hábito. Com a crise econômica – refletida na decadência do serviço de transporte por aplicativo no país, com carros velhos e a explosão do uso da motocicleta, como Uber e 99 Moto -, a categoria Uber e 99 Sem Ar-condicionado foi oficializada.

Não são todos os motoristas – é preciso ressaltar que muitos usam a refrigeração também pelo bem-estar e higiene pessoais -, mas está sendo cada vez mais comum o serviço ser prestado por motoristas que se negam a ligar o ar-condicionado quando estão com passageiros.

O argumento de sempre é: garantia de refrigeração só pedindo Uber Comfort ou 99 Comfort. Nas outras categorias não. O ar-condicionado só é ligado se o motorista-parceiro quiser.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Leia também: Golpe do pix: mulher perde R$ 1.500 em Mossoró

“Isso é um absurdo. Sabemos das dificuldades que os motoristas têm enfrentado, mas não existe em lugar algum que o serviço de Uber seria sem refrigeração. Ao contrário. Quem não lembra do conforto anunciado em 2015, quando a Uber chegava ao Brasil?”, reclama a professora Cláudia Maria Menezes, que usa os apps pelo menos três vezes por semana.

“E a prática de não ligar a refrigeração é tão inadequada para o serviço prestado que muitos motoristas usam o ar. Ou ligam quando pedimos. Isso nem deveria estar acontecendo. Uber X, por exemplo, sempre foi um serviço ofertado com ar-condicionado. Ainda mais num país violento como o nosso. Andar com os vidros dos veículos abertos representa risco de assalto e furto”, acrescenta.

As plataformas simplesmente deixam que passageiros e motoristas se entendam sozinhos, dando razão e permitindo o cancelamento da viagem pelos dois lados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Mas, ao mesmo tempo, garantem que o ar-condicionado é item exigido para cadastro dos veículos na plataforma. “O ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma, em todas as modalidades. Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens”, afirma, por nota, a Uber.

A 99 foi na mesma linha, afirmando que o ar-condicionado voltou a poder ser utilizado nas viagens, mas que o uso deve ser acertado entre motoristas e passageiros.

“A 99 informa que segue todas as determinações das autoridades brasileiras voltadas para o transporte individual privado por aplicativo. Portanto, desde a publicação da resolução que revogou a obrigação do uso das janelas abertas, o ar-condicionado pode ser utilizado nas corridas”.

SBT Nordeste (JC)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

A Uber anunciou o lançamento de duas novas opções para usuários frequentes: Preço Fixo e Pré-Pago. Segundo a empresa, as funcionalidades foram desenvolvidas para...

Economia

Contribuintes do Rio Grande do Norte têm uma chance imperdível de quitar débitos de ICMS com até 99% de desconto. A Secretaria de Fazenda...

Brasil

Regulação de motoristas de aplicativo segue sendo um dos temas mais polêmicos em debate no Congresso Nacional. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/2024,...

Natal

Em uma iniciativa simbólica e direta, motoristas de ônibus, táxis, transporte escolar e opcional vão trocar de lugar com ciclistas para vivenciar a rotina...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO