O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse na manhã desta sexta-feira (1°) que o veto do presidente Lula ao arcabouço fiscal tem grandes chances de ser derrubado no Congresso. Lira participou de painel no encontro Expert XP 2023, apresentado como um dos mais importantes encontros sobre investimentos no mundo.
Ao falar sobre os vetos, Lira fez referência a dois aspectos em particular: um dos dispositivos estabelece autorização à imposição de bloqueios a investimentos, por parte do governo. No que diz respeito à exclusão de despesas do resultado primário, o ponto em observação é a possibilidade que este pormenor apresenta para permitir ao governo informar o cumprimento da meta de responsabilidade, ainda que os gastos aumentem.
No entender do presidente da Câmara, o caminho é buscar ampliar a entrada de recursos para o governo efetivamente equilibrar as contas. A perspectiva para 2024, que consta inclusive no novo programa fiscal, é zerar o déficit primário.
“É importante [o governo] manter o sarrafo alto para que todos tenhamos essa meta a atingir” – Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Arthur Lira disse ainda considerar que o prazo para a promulgação da reforma tributária, 05 de outubro, é perfeitamente “factível”: os ajustes a serem feitos são poucos, e o equilíbrio entre as duas casas vai dar tranquilidade para os debates necessários, emendou o deputado.
SBT News
