Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Câmara institui semana de sensibilização à perda gestacional, neonatal e infantil

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na tarde desta quinta-feira (24), o Projeto de Lei nª 124/2021, que institui a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil. De autoria do vereador Anderson Lopes, a Semana passará a ser incluída, anualmente, no Calendário Oficial de Eventos do Município na semana que compreende o dia 15 de outubro.

A Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil tem por objetivo dar visibilidade à problemática da perda gestacional, neonatal e infantil; lutar por respeito ao luto de mães e pais que passam por essa experiência; contribuir com a sensibilização do tema disseminando informações para pais, familiares, profissionais da área de saúde e sociedade em geral; além de promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde aos casos das perdas descritas no PL e orientar as famílias enlutadas sobre seus direitos previstos em leis e outras normativas.

A Semana poderá ser celebrada com reuniões, palestras e divulgação de cartilhas para aumentar a conscientização sobre o impacto emocional da morte no período pré, peri e neonatal, tal como infantil, na vida da família enlutada, bem como, que promovam a humanização do atendimento, sobretudo nos serviços de saúde, com o oferecimento de apoio multiprofissional aos pais. Os eventos e materiais citados no artigo anterior serão promovidos por representantes da prefeitura, câmara municipal e entidades da sociedade civil.

Apesar de pouco divulgada, uma parcela significativa da população sofre com a perda gestacional. Não há dados oficiais sobre o caso, mas especialistas apontam que cerca de 20% das mulheres tem a gravidez interrompida até 12ª semana. Até a 22ª semana, quando interrompida, é denominada perda gestacional precoce e após esse período é considerada perda gestacional tardia. Além destas, há mulheres que perdem o filho logo após o nascimento, que se caracteriza como perda neonatal, e necessitam do mesmo nível de atenção.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Autor do Projeto de Lei, o vereador explica a importância de discutir o tema. “A perda gestacional é o luto não reconhecido, pois o fato de não ter segurado os filhos nos braços traz um equivocado entendimento que o sofrimento e a dor neste processo seriam menores ou não existiriam, deixando a mãe e o pai, assim como familiares e amigos, sem o devido espaço de expressão e escuta. Os pais que perdem um filho ainda na gestação se sentem num luto invisível e muitas vezes podem nem entender que se encontram neste processo de luto”, explica o vereador Anderson Lopes.

De acordo com a fundadora e administradora do Grupo Picadinhas de Amor RN, que apoia mulheres com Trombofilia, Fernanda Braga, a perda traz reflexos para toda a família. “Não é só a mãe quem sofre, mas também aos filhos já nascidos, o companheiro, avós, amigos, colegas de trabalho e todos que convivam com a família fragilizada. Por isso, é necessário que as pessoas estejam preparadas para lidar com o tema, de modo que possam oferecer uma rede de apoio consistente e atuante. Para isso, precisamos que o tema seja amplamente divulgado e discutido”, afirma.

SOBRE A DATA
Criado nos Estados Unidos, em 1988, o dia internacional de sensibilização ao luto pela perda gestacional e neonatal é comemorado em 15 de outubro e foi instituído como forma de sensibilizar a população daquele país. A ideia se espalhou pelo mundo e, no Brasil, já foi instituído em alguns estados como São Paulo, Goiás, Piauí, e em outras cidades como Uberaba (MG), Cuiabá (MT) e Recife (PE).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

A Comissão de Esporte (CEsp) do Senado Federal aprovou, nesta semana, o projeto de lei (PL) 5.867/2023, da Câmara dos Deputados, que institui o...

Cidades

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Salvaero Recife, foi acionada para realização de Evacuação Aeromédica (EVAM) de dois tripulantes filipinos embarcados em...

Entretenimento

Músicos potiguares vão se reunir no festival beneficente “Arte Salva”, no próximo dia 29, no Teatro Riachuelo, em Natal (RN), para ajudar às vítimas...

Cidades

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Natal) anunciou a construção de quatro novas estações. O superintendente João Maria Cavalcanti vai anunciar neste sábado...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO