Durante evento nesta 5ª feira (24.mar), o Papa Francisco declarou sentir vergonha pelo aumento significativo com as despesas mundiais com armas. O pontífice afirmou que é necessária uma mudança de rota e um novo modo de governar para garantir a paz entre os países.
“O mundo continua a ser governado como um ‘tabuleiro de xadrez’, onde os poderosos conspiram para estender seu domínio em detrimento de outros. A verdadeira resposta, portanto, não é mais armas, mais sanções, mais alianças políticas e militares, mas uma abordagem diferente, uma maneira diferente de governar o mundo”, disse.
A fala de Francisco se refere, além de outros conflitos globais, à ofensiva russa na Ucrânia, que hoje completa um mês. No período, diversos bombardeamentos atingiram as cidades do país e mais de 10 milhões de pessoas se deslocaram dentro e fora da nação. No total, 3,6 milhões de civis estão em situação de refúgio na Europa.
“Hoje é claro que a boa política não pode vir da cultura do poder entendida como domínio total, mas apenas de uma cultura do cuidado, cuidado com a pessoa e sua dignidade e cuidado da nossa casa comum. Isto é comprovado, infelizmente de forma negativa, pela guerra vergonhosa que estamos testemunhando”, comentou o pontífice.