Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Semurb atende denúncias de lançamento de efluentes nas zonas Oeste e Norte de Natal

No fim da tarde desta terça-feira (03), fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) atenderam denúncia da Caern acerca de possível ligação clandestina de esgotos para a via pública em uma residência situada na Avenida Nascimento de Castro, no bairro Dix-Sept Rosado, zona Oeste da cidade. Além disso, foram realizados tamponamentos de ligações clandestinas nas Ruas 17 de Março e Tenente de Souza, no bairro Pajuçara, zona Norte.

Ao chegar à Avenida Nascimento de Castro, a equipe constatou que havia um buraco na calçada em frente ao imóvel e duas tubulações de 100 mm direcionadas para ele, além de outra tubulação de mesma dimensão, canalizada para a via pública. “Segundo o proprietário do local, a casa estava desocupada por estar em obra, mas possuía um buraco na calçada para construir uma caixa de inspeção que receberia os esgotos do imóvel e os canalizaria para a rede coletora”, conta o supervisor de fiscalização de poluição da água e do solo, Gustavo Szilagyi.

“Foi observado que havia uma tubulação na parte mais baixa do buraco feito na calçada, no alinhamento desta com o leito carroçável, provavelmente para ligar os efluentes da caixa à rede coletora de esgotos. Quanto à tubulação canalizada para a via pública, o proprietário alegou que era de água da chuva”, continua o supervisor.

Foi lavrado então um auto de infração com a ordem de não canalizar água servida ou de esgoto para a rede de drenagem ou para a rua. E caso não tenha solicitação de ligação à rede coletora de esgotos da CAERN, fazer a solicitação no prazo de cinco dias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ainda na Avenida Nascimento de Castro, foram identificados mais dois imóveis vizinhos que também lançavam efluentes para a via pública. Os proprietários receberam auto de infração determinando deixar de lançar água servida no prazo máximo de 15 dias.

Além disso, um Lava-jato foi interditado pelos fiscais no bairro Potengi, por lançar águas servidas para a via publica e operar sem licença. O estabelecimento já havia sido fiscalizado anteriormente, momento em que foi notificado a resolver o problema do lançamento de efluentes para a via pública.

Lembrando que é considerada infração ambiental nos termos da lei municipal nº 4.100/1992, emitir ou despejar efluentes ou resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, causadores de degradação ambiental, em desacordo com o estabelecido na legislação e normas complementares.

Para fiscalizar atividades deste tipo, a Semurb conta com o apoio da população para realização de denúncias pelo telefone da Ouvidoria que é o (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciará, na próxima segunda-feira (6), um trabalho de manutenção preventiva e modernização...

Cidades

A Caern está trabalhando no reparo de uma rede coletora de esgotos localizada na Avenida Erivan França, em Ponta Negra. De acordo com a...

Cidades

Nove aves silvestres foram resgatadas pela fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) no bairro de Neópolis, nesta quinta-feira (26),...

Natal

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informa que a Avenida Erivan França, em Ponta Negra, foi interditada nesta terça-feira (23) para obras realizadas pela...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO