Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Confira os cuidados com eletricidade durante período de festejos juninos

Foto: Cosern/Divulgação

Depois de dois anos suspensa, a tradição nordestina de celebrar Santo Antônio (13), São João (23) e São Pedro (29) está de volta, levando muita gente às ruas e inspirando festividades dentro das residências até o final do mês.

A Neoenergia Cosern reforça as orientações de segurança com energia elétrica para prevenir acidentes nesses dois ambientes. Confira:

Em áreas externas:

  • Tenha o cuidado com a decoração. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes da distribuidora ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.
  • Tenha atenção redobrada com a montagem e fixação dos chamados “cordões de luzes” que enfeitam as ruas nesta época do ano. Eles só devem ser feitos com autorização das prefeituras e com material que não ofereça risco de choque elétrico, além de uma distância de pelos menos 2,5 metros da rede elétrica.
  • Em muitos lugares, acender fogueiras e soltar fogos estão proibidos por decretos estaduais e municipais. Por isso, é importante se informar antes planejar as comemorações.
  • Sempre mantenha distância da rede elétrica e, caso vá soltar fogos de artifício, nunca faça isso em direção aos postes e condutores de energia. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.
  • No caso das fogueiras, elas só devem ser acesas distante de postes, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede e provocar o rompimento da fiação.
  • Em caso de fio partido, não se aproxime e telefone imediatamente para a Neoenergia Cosern (116).
  • Não solte balões. Além de ser crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.
  • Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Dentro das residências:

  • Ao decorar a sua casa com algum enfeite junino que use energia elétrica, evite extensões e benjamins (o popular “T”). O mais seguro são os “filtros de linha”;
  • Respeite os pontos de contato com a energia. Bocais de lâmpadas, por exemplo, não devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites juninos pois, além de choques, essa prática pode provocar incêndios.
  • Nunca manuseie aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado.
  • Em caso de choque, desligue imediatamente o disjuntor da residência. Se necessário, ligue para o SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193) e Neoenergia Cosern (116).

Notícias relacionadas

Polícia

Uma mulher de 31 anos foi presa na manhã desta quinta-feira (29), no município de Sapé, na Paraíba, em decorrência de um mandado de...

Polícia

O assassinato da advogada potiguar Brenda Oliveira, 26 anos, completa um mês nesta quinta-feira (26) e o presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros, informou que...

Polícia

Um acidente entre duas motos causou trânsito lento na Av. Olavo Montenegro, em Nova Parnamirim, na cidade de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, na...

Economia

O Rio Grande do Norte conclui o pagamento da folha de fevereiro para os servidores nesta quinta-feira (29). O salário será depositado ao longo...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO