Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Número de testes positivos para covid-19 cresce mais de 200% em farmácias

Foto: ABr

Entre a primeira semana de maio e a segunda semana de junho, o número de testes positivos para covid-19, feitos em farmácias do país, aumentou 219%. Os dados são da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Especialistas alertam que é preciso considerar o tempo dos sintomas antes de escolher o tipo de testagem mais indicado para detectar o vírus. A maioria dos clientes acaba comprando o autoteste, para fazer o procedimento em casa.

“Algumas pessoas ainda procuram o teste feito na farmácia pelo auxílio do profissional, porque é realizado pelo farmacêutico, mas hoje as pessoas conseguem já, com a informação que eles buscam na farmácia, fazer o autoteste em casa”, afirma Miler Pereira, diretor-executivo de uma farmácia.

A médica infectologista Claudia Mello explica que existem diversos tipos de testagem, mas antes de escolher, é preciso levar em consideração o tempo dos sintomas: “hoje a gente tem três grupos principais de testes que buscam o vírus no seu corpo: os autotestes, teste antígeno, o teste antígeno realizado por um profissional de saúde, e RT PCR. Esses são os indicados pra quando você tem sintomas, mas a gente sabe que esses testes todos têm melhor sensibilidade entre o terceiro e o quinto dia de doença”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Apesar do autoteste estar em alta, se o resultado for negativo e os sintomas continuarem é preciso refazer o exame, utilizando outro método, como o RT PCR.

“O ideal é que você procure um serviço de saúde pra confirmar a sua suspeita. Uma vez que a sua suspeita é confirmada, vai ser indicada o RT PCR, que é o teste padrão ouro”, explica a médica.

Fonte: SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A AstraZeneca informou que vai parar de fabricar a vacina contra Covid-19 para retirá-la do mercado mundial. Em comunicado, a farmacêutica disse que a...

Saúde

O Ministério da Saúde assinou um contrato para aquisição de 12,5 milhões de doses da mais recente vacina contra a Covid-19. Os imunizantes devem...

Saúde

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na quinta-feira (28), apontou que houve aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças,...

Saúde

O Ministério da Saúde informou na sexta-feira (22), que identificou redução simultânea de óbitos e novos casos de Covid-19 na Semana Epidemiológica (SE) 11...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO