A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou nesta sexta-feira (24) a decisão que garantia o direito das mulheres a abortar no país. Por seis votos contra três, os juízes derrubaram a chamada Roe contra Wade, uma decisão histórica da própria Suprema Corte da década de 1970 que estabeleceu o direito ao aborto nos Estados Unidos. Espera-se que o resultado leve à proibição do aborto em cerca de metade dos estados.
A decisão veio mais de um mês após o vazamento de um projeto de parecer do juiz Samuel Alito, indicando que o tribunal estava preparado para dar esse passo. Por seis votos contra três, os juízes derrubaram o Roe vs Wade, que estava em vigor há quase 50 anos e é apoiado pela maioria dos americanos.
A Suprema Corte encerrou as proteções constitucionais para o aborto que estavam em vigor há quase 50 anos em uma decisão de sua maioria conservadora de derrubar Roe vs. Wade . Espera-se que o resultado de sexta-feira leve à proibição do aborto em cerca de metade dos estados.
Alito, na opinião final emitida nesta sexta-feira, escreveu que a Roe contra Wade estavam erradas no dia em que foram decididas e devem ser anuladas.
Fonte: SBT News