Política

Fux defende TSE e pede diálogo, paz e respeito entre os candidatos

Nelson Júnior/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, declarou nesta segunda-feira (1º) que a democracia brasileira conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo. O ministro também enfatizou que nunca é demais “renovar ao país os votos de que cidadãos, candidatos e eleitores permaneçam leais à Constituição Federal, compromissados para que as eleições deste ano sejam marcadas pela estabilidade institucional e pela tolerância”.

O recado foi dado no discurso de reabertura dos trabalhos no segundo semestre do STF, após um mês de recesso forense. Fux defendeu ministros do Tribunal Superior Eleitoral, pediu diálogo paz e respeito entre os candidatos.

“O Supremo Tribunal Federal anseia que todos os candidatos aos cargos eletivos respeitem os seus adversários, que não são seus inimigos; confia na civilidade dos debates e principalmente, na paz que nos permita encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes”, afirmou Fux.

O ministro ainda destacou os feitos da Justiça Eleitoral e citou nominalmente os atuais presidentes e vice do TSE, ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que também integram o Supremo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Felizmente, nossa democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo, mercê de ostentar no seu organismo uma Justiça Eleitoral transparente, compreensível e aberta a todos aqueles que desejam contribuir positivamente para a lisura do prélio eleitoral”, declarou Fux.

Troca de Comando 

O segundo semestre também será marcado pela troca de comando na mais alta Corte do país. Em 12 de setembro, o ministro Luiz Fux se despede da presidência do STF e será substituído pela ministra Rosa Weber. A posse da nova presidente foi adiada para a semana seguinte ao do 7 de Setembro, para evitar a proximidade com os protestos que devem ocorrer em Brasília e no Rio de Janeiro, com a adesão do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de apoiadores do governo.

Em 2021, o presidente aproveitou os festejos do Dia da Independência para fazer críticas aos ministros do Supremo, assim como suas decisões. Integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as urnas também foram alvo de protestos. Desde então, Bolsonaro tem colocado em xeque a segurança das urnas e do processo de votação brasileiro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em meio às manifestações e há poucos dias do pleito de outubro, também haverá troca de ministros na presidência do TSE. No próximo dia 16, toma posse no comando da Corte Eleitoral o ministro Alexandre de Moraes. Ele que vai conduzir as eleições no lugar do atual presidente do TSE, ministro Edson Fachin.

Moraes é um dos principais alvos do presidente Bolsonaro e, no STF, é relator dos inquéritos das fake news e do processo que apura os atos antidemocráticos.

 

Fonte: SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

Eduardo Bolsonaro apoia Flávio na corrida à Presidência da República e afirma que trabalhou diretamente para consolidar o nome do irmão como pré-candidato. A...

Política

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu, neste domingo (21), os efeitos de uma proposta aprovada pelo Congresso Nacional que previa...

Política

Em entrevista exclusiva concedida ao Jornal do SBT News, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro,  direto dos Estados Unidos, afirmou que corre o risco de...

Política

Eduardo Bolsonaro  afirma que decisões recentes da Câmara dos Deputados teriam ocorrido sob pressão do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista concedida nesse sábado (20)...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile