Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Varíola dos Macacos: RN tem 21 casos suspeitos

Nikos Pekiaridis/NurPhoto/Agência Brasil

O Rio Grande do Norte tem, atualmente, 21 casos suspeitos da Monkeypox, a chamada Varíola dos Macacos. Desse total, dois estão como prováveis e são do município de Natal. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap).

Dos 21 casos suspeitos, nove casos suspeitos estão em Natal, cinco são em Parnamirim e duas em São Gonçalo do Amarante. As outras estão distribuídas em Macaíba, Lagoa de Pedras, Extremoz, Ceará-Mirim e Angicos cada município com um caso suspeito.

Devido ao aumento no número de casos suspeitos da doença, a secretaria está estabelendo os fluxos para que os municípios possam realizar os exames e enviar ao Laboratório Central de Saúde Pública do RN Dr. Almino Fernandes, em Natal.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, alerta a população que ao primeiro aparecimento dos sintomas característicos da doença, a unidade básica de saúde deve ser procurada. “Esse diagnóstico precoce é importante para minimizar a possibilidade de surto no nosso estado”, explica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde os sintomas da Varíola dos Macacos, em geral, incluem: erupções cutâneas ou lesões de pele, febre, adenomegalia (linfonodos inchados), dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

Após o primeiro contato com o vírus até o início dos sintomas da doença (período de incubação) pode durar de 3 a 16 dias, chegando até a 21 dias. As erupções na pele começam geralmente dentro de um a três dias após o início da febre, mas também podem aparecer antes da febre.

As lesões na pele podem ser planas ou elevadas e com liquido, podendo formar crostas que secam e caem.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A justiça decidiu nesta quinta-feira (18), interromper a greve dos trabalhadores da saúde em Natal, após uma ação movida pela prefeitura contra os sindicatos...

Cidades

Domingo, 21 de abril, é feriado nacional, Dia de Tiradentes. O comércio de rua da capital potiguar, Centro da Cidade, Alecrim e Ribeira estarão...

Polícia

Câmeras de segurança registraram um assalto em Tenente Laurentino, distante 234 km de Natal, na noite de terça-feira (16). No vídeo, é possível observar...

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte realizou um treinamento na manhã desta quarta-feira (17) com cerca de 90 militares de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO