Dobrar o investimento em saúde pública. Essa é uma das propostas de Rosália Fernandes (PSTU) para a saúde. A candidata ao governo cita a terceirização de cooperativas e privatização de unidades hospitalares como alguns dos problemas para a falta de recursos na pasta. Aliado a esses pontos, Rosália lembra que é necessário estruturar hospitais como o Hospital Walfredo Gurgel. “Vamos fechar a torneira do SUS para a iniciativa privada”, alertou.
Melhorar os índices educacionais utilizando 10% do PIB nacional é uma luta que a candidata vai enfrentar ao lado do Movimento Nacional da Educação. Sobre o fechamento das escolas durante a pandemia, Rosália comentou que foi o correto a ser feito no momento, porém alunos e professores não tiveram retaguarda com estrutura para um acompanhamento melhor.
A candidata falou sobre os planos para geração de emprego e renda em seu governo. Segundo ela, o RN tem mais de 220 mil pessoas desempregadas e a pandemia teria aumentado essa realidade. A ideia é criar um plano de obras públicas para absorver essa mão de obra e gerar desenvolvimento econômico.
Sobre segurança pública Rosália afirmou que o sistema atual está falido, por isso pretende desmilitarizar a Polícia Militar e unificar as instituições em uma Polícia Civil. “Hoje as pessoas têm medo da polícia, principalmente os pobres, negros e que moram na periferia não veem o policial como aliado. É preciso aproximar o policial da população para que juntos possam analisar as melhores formas”, concluiu.
Rodada de entrevistas do Sistema Ponta Negra
Os governáveis serão entrevistados no 95 Aqui Agora, na 95 Mais FM, a partir das 18h, com Analyson Miqueias e Juliana Lobo. A série de entrevistas seguirá até o dia 25 de agosto. Todas as entrevistas terão duração de 15 minutos. Nesta quinta-feira (18), a entrevistada será a governadora Fátima Bezerra, do Partido dos Trabalhadores.