Caicó será o primeiro dos cinco municípios a receber a policlínica por meio de um consórcio interfederativo. A afirmação é da governadora e candidata à reeleição, Fátima Bezerra (PT). A ideia é que nesse modelo de clínica – pactuado entre governo do estado, municípios e governo federal -, funcionem serviços de média complexidade como consultas especializadas e exames.
A expectativa, segundo a governadora, é que Caicó receba a instalação da policlínica ainda este ano. “A pandemia comprovou que o SUS é um patrimônio do povo brasileiro. Então com as policlínicas vamos fortalecer o SUS no RN”, disse a governadora ao acrescentar Pau dos Ferros, Assu e Canguaretama como municípios que também vão receber esse modelo de unidade.
Sobre a área de segurança pública, especificamente sobre proteção à mulher, Fátima Bezerra disse que o governo vai abrir sete Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) e ampliar o Programa Maria da Penha nas Escolas. “Esse programa é importante porque é pedagógico vai às escolas desmistificar que a mulher não é um ser inferior”, destacou.
Fátima afirmou que até o final deste ano o governo vai convocar 400 policiais civis. “Com essa convocação será possível abrir as sete delegacias, porque para o governo do RN a vida das mulheres importam”, disse.
Questionada sobre as ações no combate ao analfabetismo, a governadora citou a construção de 10 Institutos Estaduais de Educação que devem funcionar em 2023, junto aos Centros de Ensino Profissionalizante. Outro ponto citado por Fátima foi a valorização dos professores. De acordo com a governadora, o RN é o único estado que paga o piso da categoria em sua integralidade.
Rodada de entrevistas do Sistema Ponta Negra
Os governáveis serão entrevistados no 95 Aqui Agora, na 95 Mais FM, a partir das 18h, com Analyson Miqueias e Juliana Lobo. A série de entrevistas seguirá até o dia 26 de agosto. Todas as entrevistas terão duração de 15 minutos. Nesta sexta-feira (19), o entrevistado será Antônio Bento, candidato ao governo do estado pelo PRTB.