O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, vai cumprir agenda de campanha nesta quinta-feira (20) em São Paulo. Ele terá mais um encontro com influenciadores para manter as ações de engajamento nas redes sociais. Depois, se reúne com prefeitos e vereadores. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República, passa o dia no Rio de Janeiro onde participa de caminhadas.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz um esforço concentrado para julgar os pedidos de direito de resposta feitos pelos coordenadores das campanhas de Lula e Bolsonaro. De acordo com o TSE, a campanha de Bolsonaro veiculou fatos comprovadamente inverídicos contra Lula em 184 inserções. Todo esse tempo agora terá que ser exibido com o direito de resposta ao petista.
Ainda no TSE, a Corte identificou que o número de notícias falsas aumentou no 2º turno. Na quarta-feira (19.out), o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, se reuniu com representantes de plataformas digitais e redes sociais para solicitar total vigilância no combate à propagação de desinformação e notícias falsas nestes últimos 11 dias da campanha eleitoral antes do segundo turno das eleições, em 30 de outubro. As plataformas são parceiras do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal.
O Tribunal Superior Eleitoral informou que, no encontro, foram debatidas “iniciativas para aumentar a rapidez de retirada e combate à reprodução de conteúdos falsos idênticos, principalmente os ofensivos a candidatos que disputam o segundo turno para presidente da República, cuja temática já tenha sido objeto de decisões judiciais da Corte para a exclusão nas plataformas”.
Fonte: SBT
