Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Moagem de cana no Norte e Nordeste atinge 24,4 milhões de toneladas

Crédito: Getty images

Com 41% da safra 2022/2023 de cana-de-açúcar realizada nas regiões Norte e Nordeste, dados compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia – NovaBio, até a segunda quinzena de outubro, indicam o processamento de 24,40 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume 1,1% superior às 24,14 milhões de toneladas esmagadas em igual período do ciclo 2021/2022.

Renato Cunha, presidente-executivo da NovaBio, destaca o crescimento da produção de etanol anidro, que atingiu 619 milhões de litros, quantidade 4,6% maior do que a verificada em 31 de outubro do ano passado, quando foram produzidos 591 milhões de litros. O executivo referiu-se também à fabricação de 1,08 milhão de toneladas de açúcar: “O ritmo de moagem é o esperado e segue normal. No caso do etanol anidro e hidratado, as unidades do Norte e Nordeste produziram 48% do volume projetado para a safra atual, enquanto para o açúcar alcançaram 34% do previsto para o ciclo 2022/2023”.

Em relação à produção de etanol hidratado, verificou-se retração de 6,4% até a segunda quinzena de outubro. Foram fabricados 507 milhões de litros ante 542 milhões de litros entregues em igual período da safra anterior.

A expectativa é de que, ao final da moagem atual, a produção do biocombustível, somando-se o anidro e o hidratado, seja de aproximadamente 2,3 bilhões de litros, volume 8,4% superior aos 2,1 bilhões de litros verificados na safra passada.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No caso do açúcar, a produção de 1,08 milhão de toneladas observada até 31 de outubro é 2,7% maior do que a verificada em igual data de 2021, quando as unidades sucroenergéticas do Norte e Nordeste fabricaram 1,05 milhão de toneladas.

“Até o final desta safra a fabricação do produto deverá atingir 3,1 milhões de toneladas, quantidade 10,4% superior à produzida em 2021/2022”, enfatiza Cunha, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçucar/Pe).

Notícias relacionadas

Natal

Um estudo nacional colocou Natal entre as melhores cidades do Nordeste em qualidade de vida. Com isso, a capital potiguar ganhou destaque no Índice...

Clima

A previsão do tempo na virada do ano indica um cenário de instabilidade em várias regiões do Brasil no último dia de 2025. De...

Educação

As Universidades Federais do Nordeste defendem recomposição orçamentária para garantir a permanência estudantil, a inclusão social e o desenvolvimento regional. O posicionamento foi reforçado...

Economia

O Nordeste  e seu desenvolvimento econômico pode assumir papel decisivo no progresso do Brasil, conforme avaliação do Banco Mundial. O diagnóstico aparece no relatório...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO