Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Brasil transmite à Hungria a liderança do grupo de países que defendem a vida desde a concepção

A ministra Cristiane Britto no Dia Nacional da Família (Foto: Clarice Castro - Ascom/MMFDH)

Como parte das ações comemorativas ao Dia Nacional da Família, celebrado nesta quinta-feira (08), em Brasília (DF), o Estado brasileiro repassou simbolicamente à Hungria o cargo de secretariado do chamado Consenso de Genebra, documento assinado por 36 países contrários à adoção de leis internacionais pró-aborto. Ele fortalece a habilidade dos países de fazerem suas próprias leis de proteção da vida desde a concepção.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, fez o apelo para que o governo Húngaro dê continuidade aos princípios listados na Declaração do Consenso de Genebra, acordada há dois anos.

“Acredito que Brasil e Hungria estão alinhados aos valores fundamentais relacionados à defesa da vida desde a concepção e o fortalecimento da família. Desejo sucesso ao governo Húngaro nessa missão de guardião do Consenso de Genebra e que possamos continuar expandindo as adesões a esse instrumento tão importante para a proteção da vida de mães e de bebês ao redor do mundo”, propôs a ministra.

O embaixador da Hungria no Brasil, Zoltán Szentgyörgyi, afirmou que o governo húngaro segue comprometido com a pauta pró-vida e em defesa das mulheres. “Em março deste ano, celebramos a eleição da nossa primeira presidente mulher, Katalin Novák, que anteriormente foi ministra dos assuntos da Família, em meu país. Seguiremos na vanguarda para trabalhar em defesa da família e da vida, apresentando os nossos resultados aos demais países”, adiantou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sessão no Senado dos Estados Unidos 

Em novembro deste ano, a Declaração de Consenso de Genebra completou dois anos. Naquele mês, a secretária nacional da Família, Angela Gandra, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), esteve no Senado dos Estados Unidos da América para discursar na sessão alusiva aos dois anos da Declaração de Consenso de Genebra.

A secretária Angela Gandra em discurso nos EUA (Foto: Divulgação)

“O documento é um compromisso histórico de um grupo diverso de países em avançar na promoção da saúde das mulheres, na proteção da família como base para qualquer sociedade saudável, afirmando o valor da vida em todos os estágios de desenvolvimento e assegurando o direito soberano das nações em legislar sobre o aborto e a preservação da vida”, disse Angela Gandra, em dircurso na capital estadunidense.

“A Declaração Consensual de Genebra é um lembrete de que cada nação tem o direito de implementar políticas consistentes com sua própria legislação nacional e contexto cultural – elementos chave desde o princípio das Nações Unidas”, reforçou Gandra.

Consenso de Genebra 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Oficialmente chamado de “Declaração de Consenso de Genebra na Promoção da Saúde da Mulher e no Fortalecimento da Família”, o documento fortalece a aliança estabelecida entre os países signatários para alcançar estes quatro objetivos: melhor saúde para as mulheres; preservação da vida humana; fortalecimento da família como a unidade fundamental da sociedade; e proteção da soberania de todas as nações na política global.

Estão entre os signatários o Brasil, Estados Unidos, Egito, Hungria, Indonésia, Uganda, Arábia Saudita; Bielorrússia; República Democrática do Congo; Haiti; Iraque; Kuwait; Paquistão; Senegal; Emirados Árabes, entre outros.

Notícias relacionadas

Saúde

Cerca de 80% das mortes por câncer de pulmão em homens e mulheres no Brasil são causadas pelo tabagismo — dependência em nicotina. O...

Cidades

O concurso 2.725 da Mega-Senaa sorteia, nesta quinta-feira (16), o prêmio de R$ 25 milhões. As seis dezenas serão anunciadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias...

Entretenimento

Ivete Sangalo decidiu cancelar a turnê “A Festa”, planejada para celebrar seus 30 anos de carreira em diversos estádios pelo país. Em um comunicado...

Polícia

Um policial militar foi vítima de uma tentativa de homicídio no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal, na terça-feira (14). O militar,...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO