Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Morre Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco da Gama

Morreu Roberto Dinamite, aos 68 anos. O ex-jogador é o maior ídolo da história do Vasco da Gama. Sua morte foi confirmada às 10h50, deste domingo (7). O ex-artilheiro lutava contra um câncer no intestino desde o final do ano de 2021. A morte de Roberto Dinamite foi confirmada em notal oficial pelo Vasco da Gama. Ele estava internado no Hospital da Unimed que fica próximo à sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Dos seus 22 anos como jogador profissional, Roberto Dinamite jogou 21 deles no Vasco da Gama. Entre 2008 e 2014 foi presidente do clube. Jogou um período no Barcelona na Espanha, mas meses depois retornou ao Vasco para felicidade dos torcedores cruzmaltinos.

Dinamite entrou na política em 1992 quando se elegeu vereador na cidade do Rio de Janeiro pelo PSDB. Em 1994 chegou à Assembleia Legislativa como deputado estadual, cargo em que se reelegeu nos anos de 1998, 2002, 2006 e 2010.

História no Vasco

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Dinamite era natural da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ainda na infância demonstrou intimidade com a bola e logo chegou ao Vasco da Gama, ainda nas categorias de base, no ano de 1969. Três anos depois, o então “Calu” (como era conhecido desde as partidas que disputava ainda no seu bairro de nascença) chegou aos profissionais do Gigante. No dia 14 de novembro de 1971, em um confronto contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro, o jovem de 17 anos fez, pela primeira vez, aquilo que vira a repetir em outras 1109 oportunidades.

O Roberto era Vasco. O Vasco era Roberto. Em 1974, Dinamite foi o verdadeiro ponto de arranque rumo ao primeiro título de Campeonato Brasileiro do Clube, sendo o artilheiro da competição com 16 gols marcados. Nos anos seguintes, a consagração com artilharias nacionais e estaduais. Além das convocações para as Copas do Mundo de 1978 e 1982. Na primeira oportunidade, Roberto foi o artilheiro da Seleção Brasileira no mundial.

No início da década de 80, Roberto Dinamite deixou o Vasco da Gama rumo ao Barcelona (Espanha). Mas a separação durou apenas três meses e logo o artilheiro estava de volta à Colina. E não demorou muito para que ele voltasse a explodir em festa a torcida. Em um jogo contra o Corinthians, no Maracanã, Dinamite marcou cinco gols na vitória cruzmaltina por 5 a 2.

Foram mais 12 anos de Vasco da Gama, sendo nove ininterruptos, somatizando títulos; artilharia; e cultivando um amor e uma gratidão gigantesca. Até a sua aposentadoria e despedida dos gramados, em 1992.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em 2008, Roberto Dinamite foi eleito Presidente do Vasco da Gama e reeleito em 2011. Ao longo deste período, o Clube conquistou a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Marcas da Carreira 

– 1.110 jogos pelo Vasco da Gama (jogador que mais vestiu a camisa do Clube)

– 708 gols pelo Vasco da Gama (maior artilheiro da história do Clube)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

– Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols)

– Maior artilheiro da história do Campeonato Estadual do RJ (279 gols)

– Maior artilheiro da história de São Januário (184 gols)

– Maior artilheiro da história dos confrontos do Vasco com seus principais rivais:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

– Vasco x Flamengo (27 gols x 19 gols de Zico)

– Vasco x Fluminense (36 gols x 12 gols de Waldo)

– Vasco x Botafogo (25 gols x 17 gols de Quarentinha)

– Autor do gol mais bonito da história do Maracanã (1976)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

*Com informações do site Vasco da Gama

 

Notícias relacionadas

Esportes

O Vasco da Gama garantiu na última rodada do Campeonato Brasileiro Série B a vaga de acesso à Série A em 2023 ao vencer...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO