Por causa da baixa adesão dos pais buscando vacinas da covid-19, a Secretaria de Saúde do estado (SMS) adotou novas estratégias para imunizar o público infantil. Em Natal, a faixa etária de 5 a 11 anos chega a quase 74 mil pessoas, e apenas 40 mil estão aptas a tomar a segunda dose de reforço, o restante está com o esquema vacinal incompleto, segundo a secretaria.
Na manhã desta terça feira (10), a equipe de reportagem da TV Ponta Negra percorreu e entrou em contato com algumas Unidades Básicas de Saúde, e não foi encontrado o público estimado. De acordo com um levantamento divulgado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), em todo o estado são 135 mil crianças com idade de 5 a 11 anos que devem tomar o segundo reforço contra a doença.
O município tem doses suficientes apenas para garantir o primeiro reforço desse público. Recentemente, o Ministério da Saúde adquiriu 700 mil doses da Coronavac e prevê a compra de mais dois milhões de doses nos próximos dias. A expectativa é de que um novo lote seja encaminho aos estado até o fim do mês.
