Após quase um mês, a expectativa é de que a paralisação dos anestesiologistas termine nesta sexta-feira (13). Uma reunião entre representantes da Cooperativa dos Anestesiologistas e o secretário de Saúde de Natal, Geroge Antunes, vai discutir a situação dos profissionais no município, às 9h. O Governo do Estado informou que realizou na tarde desta quinta-feira (12) o pagamento de débitos junto à cooperativa.
Devido à paralisação, exames e cirurgias eletivas que necessitam de anestesia e que seriam realizados em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão atrasados e a fila dos pacientes aguardando os procedimentos só aumenta. A Cooperativa dos Anestesiologistas suspendeu os referidos atendimentos, no dia 15 de dezembro de 2022, alegando falta de pagamento por parte do Governo do Estado e Prefeitura de Natal.
Nota Governo do Estado
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que realizou na tarde desta quinta-feira (12) o pagamento de débitos junto à cooperativa dos anestesiologistas. Diante do quadro, a gestão fez contato com o ente contratado para o retorno imediato dos serviços com o objetivo de agilizar o atendimento à população potiguar e mantém negociações para alcançar acordo que evite novas paralisações.
Nota Cooperativa dos Anestesiologistas
Em respeito à população que aguarda uma cirurgia eletiva pelo SUS, a Cooperativa dos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte
informa que os profissionais ainda não retornaram às atividades, porque aguardam pagamento do Governo do Estado referente aos serviços prestados em julho de 2022 e que havia sido prometido para ser quitado em dezembro do ano passado. O secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, se comprometeu, novamente, em quitar esse débito até amanhã, sexta-feira (13).
Em relação a Prefeitura do Natal, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, se reunirá com a direção da Coopanest, nessa sexta, para definir uma previsão de pagamento sobre os honorários médicos dos serviços prestados referentes à parte de média e alta complexidade de outubro de 2022.
Assim que o compromisso for efetivado por parte do Estado e houver entendimento quanto às previsões de pagamento, os profissionais voltarão a cumprir às escalas de cirurgias eletivas dos hospitais públicos , conveniados ao SUS e clinicas privadas.
A Cooperativa dos Anestesiologistas do RN entende a grave situação vivida pela população e acredita na solução imediata do problema por parte do governo do RN e que está atingindo norte-rio-grandenses que aguardam por uma cirurgia eletiva.
