Atualizada às 13h47
Após quase um mês, a greve dos anestesiologistas terminou nesta sexta-feira (13) em Natal. O acordo veio depois de uma reunião entre representantes da Cooperativa dos Anestesiologistas e o secretário de Saúde de Natal, Geroge Antunes. O presidente da Cooperativa, Vinicius Luz, informou que os profissionais vão retomar os atendimentos.
O Governo do Estado tinha informado na quinta-feira (12) o pagamento de parte dos débitos junto à cooperativa. A Cooperativa dos Anestesiologistas suspendeu os referidos atendimentos, no dia 15 de dezembro de 2022, alegando falta de pagamento por parte do Governo do Estado e Prefeitura de Natal.
Segundo os anestesiologistas, o débito era de R$ 2 milhões, por parte do Governo do Estado e 600 mil, por parte da Prefeitura de Natal.
Devido à paralisação, exames e cirurgias eletivas que necessitam de anestesia e que seriam realizados em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão atrasados e a fila dos pacientes aguardando os procedimentos só aumenta. De acordo com a cooperativa, no período de paralisação deixaram de ser feitos em torno de 4 mil procedimentos cirúrgicos.