Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Transplante de coração salva paciente grave

Foto: Kleber Teixeira

Um coração que veio de Mossoró pode ter salvado a vida de um paciente de 44 anos portador de miocardiopatia grave – uma espécie de insuficiência cardíaca que causa alterações na estrutura do músculo do órgão.

O coração era de um jovem de 24 anos, mas apesar da dor a família resolver doar os órgãos e ajudar outras pessoas que aguardam nas filas por um órgão. “Sempre digo que é o maior ato de solidariedade que o ser humano pode fazer em vida por outra pessoa. Baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo, essa família teve um ato de nobreza, amor ao próximo e está salvando mais uma vida”, ressaltou Madson Vidal, anestesiologista.

O órgão foi captado na manhã desta quinta-feira (19) no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. A isquemia – período em que o coração fica sem receber sangue fora do corpo – foi de 1h45, tempo considerado muito bom pelos profissionais de saúde. “A logística foi excelente, tanto em Mossoró na captação, quanto em Natal até chegar ao hospital. Nosso agradecimento à polícia”, destacou o cardiologista Marcelo Cascudo. De acordo com o médico, o paciente deve ficar cerca de 15 dias no hospital para recuperação e análise do órgão em seu corpo.

Apenas o coração foi transplantado no RN, os demais órgãos foram encaminhados para outros estados. O transplante de coração foi realizado em parceria da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes do RN, que capta os órgãos e organiza as ações, e o Hospital Rio Grande, única unidade credenciada pelo Ministério da Saúde para fazer esse procedimento no estado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A equipe do Hospital Regional Tarcísio Maia também captou rins, fígados e córneas, graças a duas doações. Quatro pessoas do RN, que necessitavam de hemodiálise irão receber os rins e poderão ter mais qualidade de vida. Outras quatro pessoas do estado irão receber as córneas, voltando a enxergar. Já os fígados serão destinados a Brasília e Pernambuco, transportados com a devida segurança por parte da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Quero agradecer às famílias que autorizaram as doações, bem como a toda a equipe da UTI do HRTM, que vestiu a camisa da doação e faz esse bonito trabalho. É muito importante o papel da família, que transforma esse momento de dor em um gesto de amor fraterno. No RN cerca de 1.300 pessoas aguardam algum tipo de transplante de órgão, o que só é possível a partir da solidariedade das famílias que autorizam a doação”, afirmou Rogéria Medeiros, coordenadora da Central de Transplante da Sesap.

No Rio Grande do Norte, existem dois pacientes em lista de espera por coração, 541 para córneas, 309 para rins e 20 para medula óssea.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Ferreira Costa, localizada Av. Engenheiro Roberto Freire, 142 – Capim Macio, Natal – RN, está promovendo uma exposição especial dedicada aos apaixonados por...

Polícia

Uma tentativa de assalto registrada ao lado do Tribunal Regional Eleitoral do RN, em Mossoró, ganhou um desfecho digno de roteiro inusitado nesta semana....

Cidades

O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta quinta-feira (12) a Operação Carnaval 2026, uma ação que vai integrar as forças de segurança...

Polícia

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na quarta-feira (11), a Operação Não POD, com o objetivo de coibir a distribuição e a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO