Como forma de combate à desnutrição de comunidades indígenas em Roraima, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai criar um comitê integrado para combate à desassistência social. A proposta tem sido discutida pelo governo há dois dias e será implementada por meio de decreto, segundo afirmou ao SBT News o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
“O presidente Lula tomou uma decisão de, por decreto, criar um comitê integrado que vai trabalhar com várias áreas do governo de forma emergencial, exatamente pela desassistência que foi praticada ao longo de anos”, disse Dias em entrevista concedida nesta sexta-feira (20).
O ministro afirmou que o tema tem sido discutido em reuniões, desde quarta-feira (18), e apontou urgência para tratar o problema após visitas feitas à comunidades Yanomamis. Ele e o presidente Lula irão ao estado de Roraima, neste sábado (21), para tratar o tema.
“Nas visitas feitas às comunidades Yanomamis, ali se verificou uma situação dramática, desnutrição. Pessoas, crianças e idosos, principalmente, mas também mulheres, em uma situação em que, pelo que está nessa primeira fase do diagnóstico, você tem ali mais ou menos 700 comunidades e, além dos Yanomamis, também outras nações indígenas”, afirmou o ministro.
A viagem para Roraima foi confirmada pelo presidente Lula em rede social. O petista disse que irá ao estado para garantir e oferecer o suporte do governo.