O ChatGPT mal chegou e já recebeu milhões de inscrições ao redor do mundo. O sistema tem dado o que falar pela capacidade de simular uma conversa com humanos e também pela quantidade de tarefas que pode executar. Mas o que é exatamente o ChatGPT? Foi essa pergunta que fiz ao mecanismo; veja qual foi a resposta:
“Eu sou um programa de computador que pode entender e falar com as pessoas. Eu posso ajudar a responder perguntas e a fazer coisas para elas usando só palavras escritas. Isso é chamado de inteligência artificial.”
Você pode nem perceber, mas já usa sistemas de inteligência artificial na sua vida. Hoje, quando você tira uma foto com um smartphone, a imagem é processada pelo sistema do celular, de modo que o registro final seja o melhor possível; e para isso, o próprio aparelho realiza pequenos ajustes automáticos de cor, luz, contraste, foco, dentro outros. Ao usar as redes sociais, por exemplo, é a inteligência artificial que define o que você verá em relação a outros conteúdos; até a publicidade recebida nas plataformas também foi sugerida usando esse tipo de mecanismo.
Eu também perguntei no ChatGPT como eu poderia definir uma inteligência artificial. A resposta foi a seguinte:
“A inteligência artificial (IA) é o campo da ciência da computação que visa criar sistemas e máquinas que possam realizar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana, como aprendizado, raciocínio, percepção e compreensão natural do idioma. Isso inclui a capacidade de aprender, entender e responder a perguntas, reconhecer rostos e falas, e tomar decisões.”
Mas, além de responder perguntas, o ChatGPT pode criar algumas coisas interessantes, tais como roteiros de filmes e séries, campanhas de marketing digital e até códigos para criar programas de computados ou jogos simples.
Se você tem, por exemplo, um salão de cabeleireiros e quer ideias do que publicar no Instagram, basta criar uma conta gratuita no site chat.openai.com e pedir ao sistema sugestões do que postar. Confira as sugestões do sistema:
– Mostrar antes e depois das transformações de cabelo dos clientes; isso ajuda a mostrar a qualidade do trabalho do salão e dá às pessoas uma ideia do que eles podem esperar.
– Compartilhar tutoriais de estilo de cabelo e penteados; isso pode ajudar as pessoas a verem como os profissionais do salão fazem seus trabalhos e pode inspirar as pessoas a marcar uma consulta.
– Compartilhar novidades, promoções e eventos especiais; isso pode ajudar a chamar a atenção das pessoas para o salão e incentivá-las a marcar uma consulta.
– Nem sempre as respostas são precisas ou oferecem informações confiáveis, mas é uma tecnologia que tem muito a evoluir nos próximos meses e até outras empresas já estão planejando lançar concorrentes que podem ser ainda mais precisos.
Por Armindo Ferreira do SBT News






















































