Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

CNJ decide afastar Marcelo Bretas, juiz da Lava Jato no Rio

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu afastar do cargo o juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Os conselheiros analisaram em sessão, nesta terça-feira (28), três reclamações contra o magistrado, por supostas irregularidades na condução de processos, que podem resultar em sua demissão.

O CNJ analisou em sessão secreta os pedidos de abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) contra Bretas. O afastamento do juiz das funções foi decidido por 12 votos a 3 e deve valer até o final do processo.

As reclamações contra o juiz da Lava Jato do Rio são analisadas conjuntamente. Duas delas decorrem de revelações de delatores, que narraram supostas irregularidades envolvendo o magistrado. A outra envolve suposta atuação política indevida de Bretas, em favor do ex-juiz e ex-governador Wilson Witzel, movida pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).

O relator do processo é o ministro Luiz Felipe Salamão, que votou pela abertura do PAD e pelo afastamento de Bretas, durante a instrução do processo. Os ministros foram unânimes quanto a abertura do PAD.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Moro defende Bretas

Nesta segunda-feira (27), o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro (União-PR) saiu em defesa do colega. Pelas redes sociais, Moro, que era o juiz responsável pela operação em Curitiba, disse que Marcelo Bretas “virou alvo” do Conselho Nacional de Justiça injustamente.

Moro defendeu Bretas fez um “grande trabalho” na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e alegou falta de fundamento nas acusações contra o juiz. Também pediu que a Justiça prevaleça e a independência da magistratura seja preservada.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou nesta quarta-feira (29) que irá apurar a conduta da juíza Kismara Brustolin, da Vara do Trabalho de...

Cidades

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN)suspendeu o concurso público que estava em andamento. Informação foi confirmada  nesta sexta-feira (27). Com...

Brasil

O direito a pensão alimentícia para idosos foi uma das novidades que veio com o Estatuto do Idoso, sancionado em 2003. Assim, filhos e...

Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do juiz Auxiliar da Presidência Geraldo Sant’Ana Lanfredi, e o Conselho Nacional dos Secretários de Estado...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO