O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência general Gonçalves Dias prestou depoimento durante 4h30 na sede da Polícia Federal, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (21). As explicações de Dias são sobre as imagens dele no Palácio do Planalto durante a invasão de bolsonaristas no dia oito de janeiro, divulgadas na última quarta-feira (19).
O ministro Alexandre de Moraes determinou na quinta-feira (20) a oitiva do ex-ministro pois considerou as imagens “gravíssimas” e indicam “a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto”. O pedido de Moraes foi no âmbito do inquérito que investiga as autoridades ligadas aos atos, mesmo que por omissão.
No vídeo, divulgado pela CNN, Dias aparece agindo de forma conivente com a invasão do prédio. Ele conversa com invasores e aponta a saída para eles. As imagens culminaram em sua demissão no mesmo dia.
Moraes também pediu que Ricardo Cappelli, que assumiu o GSI interinamente identificasse, em 24h, “todos os servidores civis e militares que aparecem nas citadas imagens e quais as providências tomadas”.
Por meio de uma rede social, Cappelli informou que já respondeu na noite de 5ª aos questionamentos feitos pelo ministro. Ele ainda escreveu: “Vamos acelerar a sindicância em curso no GSI”.