A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está realizando a recuperação de meio-fio dos canteiros centrais das principais avenidas da cidade. Atualmente, as equipes estão trabalhando nas avenidas Hermes da Fonseca e Prudente de Morais, após a conclusão do serviço na Avenida General Gustavo Cordeiro de Faria.
A Semsur também está realizando o serviço contínuo de limpeza nos canteiros centrais e, em breve, iniciará a recuperação desses locais, com o objetivo de manter o máximo possível das xananas, flor símbolo da cidade do Natal e outros vegetais existentes, utilizando material de compostagem proveniente do serviço de poda sustentável executado na cidade.
O prefeito Álvaro Dias determinou a recuperação dos canteiros centrais como uma das várias ações que vem executando para melhorar a cidade. Para o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, cuidar do paisagismo e do sistema arbóreo é fundamental para deixar a cidade mais bonita e melhor para as pessoas. “Nosso intuito agora é enriquecer esse solo, utilizando material de compostagem, uma medida sustentável e ecologicamente responsável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas de agricultura urbana, de forma a garantir o melhor possível do paisagismo – com a presença em bom estado das Xananas e demais vegetais”, afirmou Nóbrega.
Além das avenidas Hermes da Fonseca, Prudente de Morais e General Gustavo Cordeiro de Faria, a Semsur planeja trabalhar na recuperação dos canteiros centrais de outras importantes vias da cidade, como a Avenida Salgado Filho e demais avenidas.
Xanana, flor símbolo de Natal
Desde 2002, a Xanana é considerada um dos símbolos de Natal, cidade do Rio Grande do Norte, graças à Lei Municipal número 05350/2, redigida pelo vereador Franklin Capistrano. No entanto, a flor não é apenas uma bela decoração que enfeita os cantos da cidade. Ela é um símbolo de resistência, que representa a persistência e a força de Natal e de seu povo.
A indicação da Xanana como símbolo da cidade foi feita pelo poeta potiguar Diógenes da Cunha Lima. Para ele, a flor é um exemplo de beleza e resistência, assim como Natal, que, apesar das dificuldades, segue crescendo em harmonia com a natureza que a cerca. A Xanana, que pode ser encontrada em qualquer lugar e mesmo assim guarda riquezas em si, simboliza a resiliência do povo natalense.
A Xanana é uma flor simples, mas possui muitos atributos. Ela consegue nascer sem ser semeada, e cresce mesmo em solos inférteis ou lugares impróprios. Além disso, a flor tem propriedades curativas, o que a torna ainda mais especial. Todos esses aspectos fazem com que a Xanana seja um símbolo muito significativo para a cidade de Natal e para o seu povo.
Em resumo, a Xanana é um símbolo de beleza e resistência, que representa a força do povo natalense. Apesar de ser uma flor simples, ela é capaz de nascer e se desenvolver em qualquer lugar, e ainda tem propriedades curativas. Por isso, ela é considerada um dos símbolos mais importantes da cidade de Natal, graças à sua capacidade de representar a resiliência e a persistência do seu povo.
![](http://pontanegranews.com.br/wp-content/uploads/2021/10/MARCA-BRANCA.png)