Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para pedir a isenção de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. O SBT News preparou um passo a passo para saber quais critérios e como conseguir a gratuidade na taxa de inscrição do exame.
O ministério da Educação já registrou mais de um milhão e seiscentos mil pedidos de isenção da taxa de para se inscrever na prova deste ano. Como é o caso da estudante de 17 anos, Ana Paula Pereira Coutinho, que estuda para alcançar o sonho de ser advogada e o Enem pode ser o melhor caminho para chegar lá.
“Eu me identifico com as matérias e desde o começo do ensino médio é uma área que eu tenho pretensão de cursar”, disse Ana Paula. Ela pediu a isenção da taxa para se inscrever na prova. “Como eu já fiz o enem ano passado ele já tem os meus dados e é só fazer o questionário socioeconomico que você consegue atualizar”, explica.
Isabela Barbosa, que terminou o ensino médio como bolsista em um colégio particular, também pediu gratuidade. “Meu sonho é fazer uma faculdade e ser a primeira pessoa da minha família a fazer uma federal”, argumenta Isabela. Para o diretor de um dos cursinhos mais tradicionais de São Paulo, a inscrição gratuita deixa o exame mais democrático.
“Tem vários programas que depende do ENEM como portal de acesso. O ENEM é aceito obrigatoriamente para o ProUni, o estudante consegue estudar fora do pais e ele é aceito no SiSu”, diz Giba Alvarez.
No ano passado, quase dois milhões de alunos pediram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio. Mas, nem todos foram contemplados, porque é preciso se encaixar nos pré-requisitos.
SBT News
