Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Mulher confunde fumo-bravo com couve e tem parada cardíaca

O fumo-bravo (Nicotiana glauca) é uma planta tóxica da mesma família do tabaco comum (Solanaceae). Suas folhas largas e verde-acinzentadas podem ser facilmente confundidas com as de hortaliças, como a couve.
Foto: Reprodução/Pl@ntNet

Uma mulher de 37 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória após ingerir uma planta venenosa pensando que era couve, em Patrocínio (MG), no Alto Paranaíba. O caso aconteceu na quarta-feira (8) e deixou outras três pessoas hospitalizadas.

Leia também:
Cientistas da UFRN criam aparelho capaz de tratar enxaquecas

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas consumiram a planta conhecida como “fumo-bravo” durante o preparo de um almoço. O vegetal foi coletado por engano nas proximidades da cozinha da casa.

Logo após a refeição, os quatro começaram a apresentar sintomas de intoxicação, como tontura, fraqueza e dificuldade para respirar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante o atendimento, a mulher teve uma piora súbita e entrou em parada cardiorrespiratória (PCR). Os bombeiros realizaram manobras de reanimação e a vítima foi levada ao Pronto-Socorro Municipal, onde o quadro foi revertido.

As outras vítimas — dois idosos, de 60 e 67 anos, e um homem de 49 — foram socorridas pelo Samu e permanecem internadas em estado grave. Uma criança de 2 anos, que não ingeriu a planta, também foi levada ao hospital e segue em observação médica.

O que é o fumo-bravo?

O fumo-bravo (Nicotiana glauca) é uma planta tóxica da mesma família do tabaco comum (Solanaceae). Suas folhas largas e verde-acinzentadas podem ser facilmente confundidas com as de hortaliças, como a couve.

A planta cresce de forma espontânea em várias regiões do Brasil, principalmente em áreas rurais, pastagens e beiras de estrada. Todas as suas partes contêm alcaloides venenosos, entre eles a anabasina, substância que age no sistema nervoso e pode causar náuseas, vômitos, fraqueza muscular e dificuldade respiratória.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em casos mais graves, a intoxicação pode levar à insuficiência respiratória e à parada cardiorrespiratória. Especialistas alertam que nenhuma planta de origem duvidosa deve ser consumida sem identificação segura.

Notícias relacionadas

Cidades

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na Rua Santa Clara, no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal, na manhã...

Cidades

Na manhã deste domingo (09) o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para atender a uma ocorrência de...

Brasil

Um desabamento em Salvador matou três pessoas e deixou outras oito feridas na noite desse sábado (8), no bairro da Mata Escura. Segundo o...

Brasil

Projetos de lei que tentam restringir o aborto legal para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual visam “espalhar pânico moral” e enfraquecer direitos...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO