Cumprindo agenda no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (03), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciou a liberação de recursos para construção de duas Casas de Mulher Brasileira no estado. Uma será construída em Natal e outra em Mossoró, ao custo de R$ 16 milhões de reias cada uma . De acordo com anuncio, o investimento inicial previsto será de R$ 32 milhões, e ocorreu durante o lançamento da Marcha Nacional contra a Misoginia, que aconteceu na Escola do governo no Centro Administrativo.
O evento contou com diversas entidades que lutam no combate à violência contra a mulher. Hoje a tarde, a ministra participa de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, promovida pela Frente Parlamentar de Mulheres em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Além da construção das duas casas, a ministra discutiu o incremento de mais recursos para a a Patrulha Maria da Penha, e outros projetos de combate a violência conta a mulher.
De acordo com dados da Polícia Civil, aqui no estado o número de casos de violência contra a mulher cresceu em 26% nos primeiros meses deste ano. Número de registos de violência contra mulher (Lei Maria da Penha), por tipo de delito, no Rio Grande do Norte, equivale ao período de 1 de Janeiro a 30 de abril de 2023 comparado ao mesmo período de 2022. Os crimes de ameaça e lesão corporal lideram os dados, com 1596 casos de ameaça e 1021 de lesão.
Com informações de Diassis de Oliveira.