Prefeito foi assassinado dentro de casa na frente da família
Era noite de 18 de abril de 2023. Já passavam de 23h, quase 00h do dia 19 de abril, e a família família de Joseilson Borges da Costa, o Neném Borges, prefeito de São José do Campestre (RN), estava reunida na sala de casa assistindo TV, como de costume. O grupo, entre eles uma criança de 3 anos, foi surpreendido por um atirador que invadiu a residência e atirou três vezes no rosto do prefeito, que morreu na hora. Assassinato do prefeito completa um mês.
Neném Borges completaria 44 anos no dia 1º de maio deste ano e foi eleito em 2020 pelo partido MDB com mais de 60% dos votos para comandar pela segunda o executivo da cidade, distante cerca de 100 quilômetros de Natal (RN).
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um homem entra na residência e mata o prefeito a tiros. Na saída, o suspeito atira para o teto como se fosse uma comemoração, fica parado ao lado da casa e depois foge.
O assassinato completa um mês, mas o suspeito ainda não foi localizado. A Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o crime juntamente com a Delegacia de Campestre. O delegado Eloi Chavier é quem comanda as investigações que iniciaram no dia 19 de abril.
Comoção e tristeza marcaram o velório e sepultamento de Neném Borges no dia 20 de abril. Uma multidão se reuniu para prestar últimas homenagens ao chefe do executivo da cidade. Amigos, familiares e representantes políticos de todo o Rio Grande do Norte lotaram o Ginásio Poliesportivo da cidade, Elivan Feitosa Confessor. O sepultamento aconteceu no Cemitério São José, no município.
Oito dias do crime que chocou a cidade de São José do Campestre, o assassinato do prefeito prefeito do município de São José do Campestre, Joseilson Borges da Costa (MDB), familiares e amigos se reuniram em frente à residência dele para pedir agilidade nas investigações.
Um homem passava pela Rua Eleuses Magno Lopes, entre os bairros de Candelária e Lagoa Nova, no dia 20 de abril, quando se deparou com uma pasta. Quando abriu, verificou que constavam documentos do prefeito de São José do Campestre, Joseilson Borges da Costa (MDB), conhecido como Neném Borges, 44 anos, assassinado na madrugada de quarta-feira (19). O programa Patrulha da Cidade teve acesso ao conteúdo da pasta com exclusividade.
O homem mora na região e disse que levou para casa porque estava precisando de uma pasta, mas quando chegou em casa, verificou que em meio a tantos papéis, tinham documentos de Neném Borges. Ele resolveu entrar em contato com a produção do Patrulha. “Eu passo todos os dias aqui quando volto do trabalho e nesse dia a pasta que estava no chão me chamou atenção”, explicou o homem, que teve a imagem preservada.
A pasta com os documentos do prefeito encontrada abandonada em Natal foi entregue à Polícia Civil na manhã de (28) pela equipe do Patrulha da Cidade, da TV Ponta Negra, Sistema Ponta Negra de Comunicação.
As investigações seguem pela Polícia Civil, comandadas pela Delegacia de São José de Campestre em conjunto com Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal. Até o momento não houve prisões.