O último dia do mês de maio de 2023 ficará gravado na história de Currais Novos, a 180 quilômetros de Natal, como o início das obras da unidade Borborema da mineração de ouro da Aura Minerals, com um projeto 100% sustentável na extração do minério. A pedra fundamental foi lançada nesta manhã com a presença da Governadora Fátima Bezerra, do Prefeito Odon Jr, e do CEO da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa.
Empresa canadense e com acionistas brasileiros desde 2016, a Aura Minerals possui operações em países como México, Honduras, e com projetos em Mato Grosso e no Tocantins, e em breve na Colômbia. Em Currais Novos, o projeto será exemplo mundial por ser 100% sustentável, como comentou o CEO da empresa. “Em Currais Novos seremos um grande ícone para o mundo, com o uso de energia renovável, uso da água com o tratamento de esgoto da água e 100% da água será reutilizada e sem barragem. Queremos qualidade de saúde e vida e com foco na mão de obra local”, comentou. A Aura Minerals irá investir mais de R$ 500 milhões no projeto e utilizar uma das melhores tecnologias do mundo para a extração do outro.
Para o Prefeito Odon Jr, o compromisso do município e do Governo do Estado foi fundamental para o êxito do projeto, visando o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Uma felicidade grande neste momento e que representa muito para nossa cidade. Teremos um impacto significativo na nossa sociedade, com arrecadação e impostos e geração de emprego e renda, um projeto que marcará a história de Currais Novos”, comentou.