O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, admitiu nesta 2ª feira (12.jun), uma possível mudança na Esplanada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Padilha afirmou que o União Brasil afirmou que quer mudar as indicações, em um processo considerado por ele como “natural”.
“O partido União Brasil vem apresentando desejo de reformulação da representação dos seus três ministros indicados. Isso é absolutamente natural que partido queira apresentar isso, mas está na pauta discutir com União Brasil essa reformulação, presidente Lula pediu para que a gente possa conduzir”, declarou Padilha, após encontro ministerial.
A principal mudança pode acontecer na pasta do Turismo, atualmente sob o comando da ministra Daniela Carneiro. A discussão em torno do nome da ministra ganhou força após ela pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o União Brasil, assim como o companheiro, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho – que se filiou ao Republicanos. Os dois negociam em Brasília para que ela permaneça na pasta.
Padilha também disse que Lula pediu para que ministros se reunam com o União Brasil para discutir as possíveis adequações. Paralelo às mudanças, Lula prepara para esta semana uma reunião com todos os titulares de ministérios para planejar o próximo período do governo.
Ao lado dos representantes do governo no Congresso, o ministro anunciou as prioridades junto ao Legislativo: aprovação do marco fiscal, para avanço de pautas econômicas – como reforço, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a do Planejamento, Simone Tebet, irão ao Congresso na 5ª feira – e a votação de medidas provisórias, como a dos Mais Médicos.
Fonte: SBT News