No “Dia de Combate ao Colesterol”, celebrado nesta terça-feira (8), o Sistema Ponta Negra de Comunicação bateu um super papo com Larissa Pimentel, médica endócrinologista, sobre o assunto.
Doenças, causas, como podemos nos proteger, são alguns dos tópicos abordados pela médica. Confira!
Ponta Negra News: Me fala um pouco sobre essas doenças, quais são as causas delas?
Larissa Pimentel: Hoje (nesta terça-feira (8)) é o “Dia Nacional de Combate ao Colesterol” e o principal objetivo de falarmos sobre isso que é justamente nós prevenirmos as doenças cardiovasculares. A incidência de infarto, agudo do miocardio, de acidente vascular cerebral, que é uma das principais causas são justamente o aumento dos níveis de colesterol.
Ponta Negra News: Como é que a gente faz pra se proteger?
Larissa Pimentel: Alimentação e exercício. A combinação de tudo isso. Então, a base inicial é a gente ter realmente um estilo de vida saudável. Um controle alimentar, uma alimentação balanceada, pobre em gorduras saturadas, mais rica em fibras. Também a prática de exercício, porque o sedentarismo está relacionado ao ganho de peso, à obesidade e, se necessário, o tratamento medicamentoso para reduzir o colesterol.
O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado e encontrado em alguns alimentos. Mas nem todo colesterol é igual. Temos, o colesterol HDL, considerado bom, que, quando em excesso, é decomposto e removido do corpo. E o colesterol LDL, conhecido como mau, pode, quando em grandes quantidades, gerar o acúmulo de placas de gordura nas artérias, impedindo ou dificultando a passagem do sangue e levando a graves complicações, como AVC ou infarto.
Dia 8 de agosto marca o “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”, onde a data foi criada para dar dicas e para conscientizar a população sobre os riscos do descontrole do colesterol.
Por Robson Bezerra