Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

TSE empossa primeira ministra negra na história

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

A advogada Edilene Lobo tomou posse nesta terça-feira (8) no cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela é a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no tribunal.

A cerimônia de posse foi breve e realizada no gabinete do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, como é praxe em posses de substitutos.

A ministra chegou ao cargo após ser indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atuar na Corte. A nova ministra é doutora em direito pela PUC Minas e mestra em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Durante a cerimônia, Moraes ressaltou a importância de empossar a primeira mulher negra no tribunal. “É uma grande honra dar posse à primeira ministra negra da história do TSE. Nós conhecemos a competência, a inteligência e o trabalho de Edilene. Hoje, ela se torna um símbolo de respeito à mulher negra”, afirmou o ministro.

O nome de Edilene estava na lista enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao presidente Lula para indicação ao cargo. A lista também era formada pelas advogadas Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia e Marilda Silveira, que atua na área eleitoral em Brasília.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico, além dos respectivos substitutos.

Notícias relacionadas

Cidades

O governo do Estado vai empossar na próxima segunda-feira (18), 233 novos policiais civis aprovados em concurso público para os cargos de delegado, escrivão...

Brasil

A Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o reajuste salarial para os servidores do Executivo federal em 2024 não está completamente descartado. Embora...

Brasil

Conhecido como “Enem dos concursos”, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) ganha detalhes nesta quarta-feira (10.jan). A ministra da Gestão e Inovação em Serviços...

Cidades

A ministra do Capital Humano da Argentina, Sandra Pettovello, disse que o governo do presidente Javier Milei pode cortar benefícios de quem participar de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO