Um dos eventos mais espetaculares do ano, a Chuva de Meteoros Perseidas, está marcado para ter seu pico de visualização neste final de semana, tendo uma ótima visualização na madrugada do sábado (12). Esse espetáculo poderá ser visto principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
Por que o nome é Perseidas? A chuva de meteoros Perseidas tem esse nome devido a homenagem ao herói grego Perseu, pois, acredita-se que as rochas e partículas sejam provenientes da constelação que leva no nome do herói.
O fenômeno traz grandes expectativas devido ao número estimado de aproximadamente 100 estrelas cadentes por hora, facilitando a visualização. Para quem deseja aproveitar o momento e acompanhar a chuva de meteoros, confira as principais informações abaixo.
De que horas é possível ver o pico da Chuva de Meteoros Perseidas?
A melhor visualização da Chuva de Meteoros Perseidas acontece na noite do dia 12 para 13 de agosto, segundo a astrônoma especializada em astrofísica e pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) da Argentina, Beatriz García, segundo o National Geographic. No Brasil, a visualização da Chuva de Meteoros Perseidas é favorável a partir das 22h e 23:45h.
Como ver a Chuva de Meteoros Perseidas?
A recomendação para aproveitar o fenômeno no céu é procurar um local com pouca iluminação e evitar lugares com obstáculos ou prédios. Além disso, luzes de celular e demais dispositivos também podem atrapalhar a visualização. Desta vez, diferente de 2022, a Lua não será um problema para visualizar a Chuva de Meteoros, pois o satélite estará na fase da metade minguante.
Leia também: Jibóia é flagrada e capturada em estrada do RN. Veja vídeo