Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Apagão começou em subsidiária da Eletrobras no Ceará, diz ministro

Fábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na quarta-feira (16) que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), uma subsidiária da Eletrobras no Ceará, é a empresa responsável pela linha de transmissão que apresentou falhas na terça-feira (15), gerando um apagão nacional.

Considerado, a princípio, de pequena magnitude, o desligamento da linha de transmissão Quixadá-Fortaleza aconteceu milissegundos antes do apagão que atingiu o Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo Silveira, essa falha, sozinha, não seria capaz de causar um colapso no fornecimento de energia brasileiro.

“Ele, isoladamente, não era suficiente para causar o colapso do sistema como um todo. Mas, por um erro de programação, a linha abriu e levou a uma série de falhas”, disse o ministro.

Na entrevista coletiva, Silveira também defendeu uma investigação da Polícia Federal sobre o caso, para apurar se houve ou não sabotagem. Também na 4ª, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, encaminhou um documento à PF solicitando que sejam investigados os motivos que ocasionaram o apagão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para Alexandre Silveira, a ação é necessária, já que o Operador Nacional do Sistema (ONS) não conseguiu apontar uma falha técnica capaz de gerar um colapso tão grande no sistema de energia do país.

“Mais do que nunca, eu acho que é necessária a participação extremamente ativa da Polícia Federal nesse caso, já que o ONS não teve como apontar uma falha técnica que pudesse provocar um evento com a dimensão que teve, com a paralisação da energia no país”, disse ele.

Em nota, a Eletrobras informou que a manutenção da linha de transmissão 500kV Quixadá II/Fortaleza II “está em conformidade com as normas técnicas associadas”.

Fonte: SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social iniciaram um mutirão para fazer perícias por telemedicina no Rio Grande do...

Cidades

Os amantes da astronomia podem comemorar. Depois do eclipse solar e da passagem do Cometa do Diabo, a Terra irá presenciar o fenômeno chamado...

Economia

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (23) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Brasil

O Rio Grande do Norte já teve 4.128 contratos renegociados no Desenrola Fies, programa do Governo Federal voltado para pessoas com dívidas relativas ao...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO