Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Ministro do desenvolvimento garante 100% dos recursos para todas as obras de infraestrutura hídrica para o Seridó

Foto-Ascon/RN

Na presença de prefeitos seridoenses e da Comunidade de Nova Barra, no município de Jucurutu, foi anunciada a garantia de 100% dos recursos orçamentários e financeiros para todas as obras de infraestrutura hídrica. Os projetos asseguram água para o consumo humano e também para produção de alimentos de baixas emissões.

Acompanhado da governadora Fátima Bezerra, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, visitou a Barragem de Oiticica e participou de um ato com prefeitos da região e a comunidade.

O prazo para conclusão é até o final do primeiro semestre de 2023. “Para tanto, os esforços estão em curso”, pontuou a governadora ao ressaltar o empenho dos governos estadual e federal.

Tanto a conclusão da Barragem de Oiticica quanto a Passagem das Traíras e o Projeto Seridó foram contemplados no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 11 de agosto, no Rio de Janeiro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Queremos assegurar que não faltará recursos orçamentários e financeiros para as obras que já estão aprovadas neste plano”, afirmou o ministro Waldez Góes.

São R$ 30 bilhões destinados às obras dos nove eixos do PAC, o Água Para Todos.

“E aqui, estamos falando de um sub eixo de infraestrutura hídrica que compreende 69 empreendimentos, dos quais 63 estão no Nordeste”, esclareceu o ministro.

O primeiro esforço do governo federal foi recolher de todos os governadores das 27 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, as prioridades. “E basicamente o PAC se construiu com as prioridades dos estados brasileiros. São nove eixos, entre eles o Água Para Todos”, destacou Góes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Água Para Todos era um pequeno programa que virou um eixo do PAC com vários sub eixos. “Certamente o estado do RN terá acima de R$ 6 bilhões”, garantiu o ministro.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Varela, o anúncio feito pela governadora e o ministro Góes “materializa o que pode ser construído a partir do diálogo. É possível trabalhar em conjunto na perspectiva de trazer desenvolvimento para região do Seridó, tendo a água como elemento estratégico”.

“Tenho certeza que no primeiro semestre do próximo ano estaremos inaugurando as obras da Barragem de Oiticica”, expressou o prefeito de Jucurutu, ao receber a garantia de destinação dos recursos para conclusão das obras.

Presidente da Comissão das Águas na Assembleia Legislativa do RN, o líder do governo na casa, Francisco do PT, considerou que “estamos diante de um conjunto de obras importantes para garantir sustentabilidade hídrica para o Rio Grande do Norte”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Cidades

A Caern está realizando manutenções emergenciais em diferentes pontos do Estado neste sábado (02), o que pode afetar o abastecimento de água em algumas...

Cidades

A Prefeitura de Parnamirim abre nesta segunda-feira (4) as inscrições para a castração de cães e gatos da cidade. A prioridade no processo será...

Cidades

Uma das principais obras da gestão municipal, a engorda da praia de Ponta Negra, ganhará nova etapa na próxima segunda-feira (04), com o início...

Cidades

Um técnico de manutenção de internet morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto trabalhava em um poste na cidade de Queimadas, na Paraíba. O caso...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO