Já olhou para o céu esta noite? Nesta quarta-feira (30), a Lua está maior e mais brilhante e a expectativa é que dure por boa parte da noite. De acordo com o astrônomo José Renan de Medeiros, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e PhD pela Universidade de Genebra, a estimativa para o satélite natural da Terra aparecer no horizonte marítimo era por volta das 17 horas da tarde, mas o principal ponto da Superlua Azul acontecerá por volta das 22h35 (horário de Brasília).
Foto: Gabriel Leite
José Renan de Medeiros diz que a denominação Lua Azul é apenas para indicar a segunda Lua Cheia dentro de um mesmo mês, fato que se repete a cada dois anos. Ele explica ainda que apesar do nome, não tem nada ver com a cor, que continuará com a sua cor normal.
Titular da Academia Brasileira de Ciências, Medeiros garante que as pessoas que habitam as regiões longe do mar terão o privilégio de ver a Lua longe da poluição, em particular da poluição luminosa. No entanto, para quem se encontra em Natal ou qualquer região litorânea, não há problema: todos podem aproveitar a possibilidade de ver eventualmente a Lua nascendo diretamente do oceano.
O professor da UFRN, que foi orientado pelo vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2019, o suiço Michel Mayor, diz ainda que acredita ser importante a população virar suas atenções para o Céu hoje, e não somente hoje, mas sempre que houver possibilidades. “Afinal o Céu e suas luzes acalentam a alma e dão leveza ao ser”, conclui o astrônomo.
Por Victória Alves, especial para o Ponta Negra News