Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Autoridades confirmam mais de 5,3 mil mortes após inundações na Líbia

Foto: REUTERS/Esam Omran Al-Fetori

As fortes inundações na Líbia, provocadas pela tempestade Daniel, já causaram mais de cinco mil mortes, e as autoridades avisam que esse número pode duplicar, já que existem mais de dez mil desaparecidos. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) confirmou que existem pelo menos 30 mil deslocados na cidade de Derna.

O número de mortos após as inundações provocadas pela passagem da tempestade Daniel continua a aumentar e já supera 5,3 mil.

As autoridades alertam que o número de vítimas pode duplicar, enquanto corpos continuam a surgir na costa no Leste da Líbia.

“O mar traz, constantemente, dezenas de corpos”, disse à Reuters Hichem AbuChkiouat, ministro da Aviação Civil da administração que governa o Leste do país.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Contamos mais de 5,3 mil mortos até agora e o número deverá aumentar significativamente, podendo até duplicar, porque o número de desaparecidos também é de milhares”, afirmou AbuChkiouat.

Além dos desaparecidos, Agência para as Migrações das Nações Unidas anunciou nesta quarta-feira que há dezenas de milhares de deslocados na cidade de Derna.

“Há pelo menos 30 mil pessoas deslocadas em Derna”, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM) em relatório.

Segundo a agência, estima-se ainda que há três mil desaparecidos em al-Bayda e mais de dois mil em Benghazi, outras cidades mais a oeste do país.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Rompimento da barragem:

A tempestade Daniel atingiu a costa Leste da Líbia na tarde de domingo (10), atingindo a metrópole de Benghazi antes de seguir para leste.

Durante a noite de domingo, duas barragens em Wadi Derna colapsaram e liberaram 33 milhões de metros cúbicos de água. A massa de lama e detritos varreu bairros inteiros e deixou parte da cidade de Derna irreconhecível. Estima-se que cerca de um quarto da cidade tenha sido destruída.

Nos últimos dias, vários países ofereceram ajuda à Líbia. Turquia e Emirados Árabes enviaram equipes de resgate.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Também a Jordânia, Itália, Argélia e o Egito já enviaram ajuda para o país. A França anunciou a instalação de um hospital de campanha para ajudar as populações afetadas, enquanto os Estados Unidos decidiram enviar “fundos de emergência para organizações de ajuda humanitária” e estão se coordenando com as autoridades líbias e a ONU para enviar apoio adicional.

O governo líbio lançou apelos por ajuda internacional e decretou estado de catástrofe no Leste da Líbia. Também foi decretado luto de três dias.

Com informações da Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Internacional

Um voo entre Amsterdã, nos Países Baixos, e Detroit, nos Estados Unidos, precisou retornar ao aeroporto de origem após uma “chuva de larvas” atingir uma...

Cidades

Na tarde desta segunda-feira (5), um repórter da TV Ponta Negra (SBT) estava indo para a pauta quando se deparou com uma cena diferente...

Internacional

Um avião militar russo que levava 74 pessoas, sendo 65 prisioneiros de guerra ucranianos caiu, na manhã desta quarta-feira (24), na região de Belgorod,...

Guerra em Israel

Um ataque israelense com mísseis contra a capital da Síria, Damasco, matou quatro membros de elite da Guarda Revolucionária do Irã neste sábado (20),...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO