Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

OMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo

Foto: Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta esta semana para o aumento de casos de cólera no mundo. De acordo com a entidade, em 2022, foram registrados mais que o dobro de casos da doença que em 2021 – 472.697 contra 223.370. Além disso, 44 países reportaram notificações da doença – um aumento de 25% em relação aos 35 países que reportaram casos em 2021.

“Não só houve mais surtos, mas os surtos foram maiores”, destacou a OMS. Os dados mostram que sete países – Afeganistão, Camarões, República Democrática do Congo, Malawi, Nigéria, Somália, Síria e República Árabe – reportaram mais de 10 mil casos suspeitos ou confirmados no ano passado. “Quanto maior o surto, mais difícil é normalmente controlá-lo”.

Os números sugerem que, em 2023, o aumento de casos deve se manter – atualmente, 24 países já confirmaram surtos de cólera em andamento, sendo que alguns deles enfrentam o que a OMS chama de “crises agudas” provocadas pela doença.

Leia também: Programa CNH Popular: será que você foi selecionado? Confira detalhes dos prazos

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A entidade lembrou que a cólera é uma infecção intestinal aguda que se espalha através de alimentos e água contaminados com fezes contendo a bactéria Vibrio cholerae e que o quadro está intimamente ligado à falta de água potável e saneamento adequado, à pobreza e aos conflitos.

“As alterações climáticas também desempenham seu papel neste recrudescimento, uma vez que acontecimentos climáticos extremos, como inundações, secas e ciclones desencadeiam novos surtos e agravam os já existentes.”

Além disso, o aumento na procura por mecanismos de combate à cólera configura o que a entidade classifica como desafio para os esforços no controle de doenças em todo o mundo.

Desde outubro do ano passado, o Grupo de Coordenação Internacional (ICG, na sigla em inglês), organismo que gere o abastecimento de emergência de vacinas – optou por suspender o esquema padrão de vacinação em duas doses nas campanhas de resposta a surtos de cólera, utilizando, em vez disso, uma abordagem com dose única.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Agência Brasil

Notícias relacionadas

Saúde

Neste Dia Mundial do Doador de sangue, celebrado em 14 de junho, o mundo volta os olhos para a importância de um gesto simples,...

Cidades

A Defesa Civil de Parnamirim informou que, neste sábado (15), às 15h, será realizado o teste do novo Sistema Defesa Civil Alerta. A mensagem...

Cidades

A noite de São Antônio está chegando e, para celebrar o santo casamenteiro na tradição junina, muitas famílias acendem fogueiras, principalmente no interior do...

Brasil

Um novo desafio viral tem colocado a vida de crianças e adolescentes em risco dentro das próprias escolas. Vídeos que circulam nas redes sociais...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO