Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

TRE-RN oferece serviços de autodeclaração e inclusão de nome social. Confira municípios

Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) promove até o dia 29 de setembro, a Semana Cidadã da Justiça Eleitoral com ações de sensibilização e realização de serviços eleitorais com foco na autodeclaração de pessoas com deficiência, de povos indígenas e de pertencentes a comunidades quilombolas, além da inclusão de nome social. O objetivo  é contemplar minorias e levar as atividades cartorárias a quem fica distante dos cartórios.

Programação

Terça (26): Atendimento aos surdos e cegos no Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos (IERC)

Contando com o apoio do Cartório da 2ª zona eleitoral, serão levados os serviços eleitorais, como alistamento, revisão e transferência do título eleitoral, para o Instituto dos Cegos, que fica localizado no bairro do Alecrim, em Natal. Além disso, haverá uma urna eletrônica para que os eleitores possam conhecer o equipamento e suas funcionalidades. Além disso, os servidores vão atender todos os eleitores que quiserem atualizar seu cadastro eleitoral e incluir a autodeclaração para “deficiência visual e auditiva”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Quarta (27): Atendimento Cartório Itinerante aos povos Indígenas

O Rio Grande do Norte, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tem cerca de 11 mil indígenas. Nesta ação, seis cartórios que contemplam mais de 50% da população indígena irão participar da ação, levando serviços de alistamento, transferência e revisão do título, além da inclusão da autodeclaração indígena e a coleta biométrica, nos territórios dos seguintes municípios:

João Câmara – Local: Escola Estadual Indígena Professor Francisco Silva do Nascimento, na Comunidade Rural do Amarelão. Horário: 13h às 16h.

Ceará-Mirim – Local: Escola Municipal Emídio Ferreira da Silva, na Comunidade Rural Rio dos Índios de Cima. Horário: 08h às 15h.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Canguaretama – Local: Escola Municipal Indígena Lino da Silva, na Comunidade Rural Aldeia Katu. Horário: 08h às 15h.

Apodi – Local: Fórum Eleitoral de Apodi, na Rua Francisco Roberto Carlos de Morais, nº 89, Peque. Horário: 08h às 13h. Neste local a equipe estará presente nos dias 28 e 29 de setembro

Goianinha – Local: Escola Municipal Indígena Alfredo Lima, no Sitio Catu, Zona Rural da cidade. Horário: 8h às 13h.

São Gonçalo do Amarante e Macaíba – Local: Conselho Comunitário de Tapará, na Rua Principal, em

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

São Gonçalo do Amarante. Horário: 8h às 13h.

Quinta (28): Atendimento Cartório Itinerante aos Quilombolas

Em 2022, os quilombolas puderam pela primeira vez declarar seu pertencimento à uma comunidade quilombola no Censo Demográfico do IBGE. Os dados apontaram que o RN tem 22.384 mil quilombolas morando em 53 municípios. O município de Ceará-Mirim é o que registra o maior número de quilombolas no Estado, tendo 2.071 quilombolas autodeclarados, o que representa 2,6% de 79.115 habitantes na cidade.

Já Portalegre, no Alto Oeste Potiguar, é a cidade que tem o maior percentual de quilombolas levando em conta o total de habitantes. No município, 18,4% da população se autodeclara quilombola. Ao todo, são 1.399 quilombolas para uma população de 7.601 pessoas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para contemplar esses povos, os cartórios itinerantes irão às seguintes comunidades:

Ceará-Mirim – Local: Centro Comunitário São José, na Comunidade Coqueiros, localizado na Rua Sérgio Varella Neto. Horário: 08h às 15h.

Portalegre – Local: Comunidade do Pêga. Horário: 08h às 13h.
Currais Novos – Local: Escola Municipal Indígena Alfredo Lima, no Sitio Catu, Zona Rural da cidade. Horário: 8h às 13h.

Poço Branco – Local: Associação de Moradores de Acauã, Comunidade Acauã. Horário: 14h às 17h.
Serão levados serviços eleitorais como alistamento, transferência e revisão do título, além da inclusão da autodeclaração quilombola e a coleta biométrica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sexta (29): Inclusão de Nome Social pelo TítuloNet

Na sexta-feira o incentivo da Justiça Eleitoral é para que o público LGBTQIAPN+ que desejar, solicite a inclusão do Nome Social em seu Título de Eleitor. A solicitação pode ser feita online no Autoatendimento do Eleitor, também conhecido como TítuloNet, no link AQUI. Nesse mesmo cadastro é possível informar se tem alguma deficiência e se gostaria de ser mesário voluntário. A ideia é que esta seja uma semana de autodeclaração e os eleitores vejam que são vistos e reconhecidos como ele é pela Justiça Eleitoral.

Notícias relacionadas

Economia

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta semana uma nova estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2025. Segundo...

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou os horários de funcionamento dos serviços de saúde de Natal durante os feriados da Semana Santa e...

Natal

O trabalho de remoção de rodolitos na praia de Ponta Negra, em Natal, completou um mês desde o início da execução dos serviços, nesta...

Cidades

A Policlínica de Mossoró está sendo construída na Avenida Francisco Mota, na BR-110, no Alto de São Manoel, com um investimento de aproximadamente R$...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO