A Prefeitura de Manaus decidiu entrar em estado de mobilização devido à fumaça proveniente de queimadas que voltou a encobrir o município. Segundo a gestão, a alteração foi analisada por especialistas das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que alertaram sobre os riscos à saúde.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O estágio de mobilização é classificado como o segundo nível, em uma escala de cinco, e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade devido a um evento previsto ou a partir da análise de dados provenientes de especialistas. Neste caso, a preocupação é com a fumaça proveniente das queimadas da região metropolitana.
“A decisão foi alinhada com o objetivo de padronizar e agilizar a comunicação sobre os reflexos dos diversos tipos de ações que a Prefeitura de Manaus está realizando para acolher e orientar à população sobre as queimadas, que são prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana”, disse o superintendente do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Sandro Diz.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, nos últimos dias, foram registrados mais de 504 focos de queimadas no Amazonas. Destes, 105 (ou 20%) foram identificados no município de Autazes, que fica a 111 quilômetros de Manaus. Os incêndios resultaram em uma densa fumaça que cobriu todo o município.
*Com informações do SBT News
