A atriz Brooke Shields, de 58 anos, que ficou mundialmente famosa por sua participação no filme ‘Lagoa Azul’, revelou que foi internada na UTI após desmaiar e convulsionar na porta de um restaurante em Nova York, nos Estados Unidos, em setembro deste ano.
Ao Daily Mail, a atriz disse que bebeu água demais e teve uma baixa na concentração de sódio do corpo. No momento do desmaio, ela acabou batendo com a cabeça na parede e teve uma convulsão.
Leia mais notícias no Portal Ponta Negra News
“Tudo começou a ficar preto, minhas mãos caíram para o outro lado do corpo. A próxima coisa que me lembro é de estar sendo colocada em uma ambulância, ligada ao oxigênio. E o Bradley Cooper estava sentado ao meu lado, segurando minha mão”, lembrou a atriz.
Entenda o que aconteceu
Brooke sofreu uma hiponatremia, uma intoxicação por excesso de água que leva as células a não conseguirem funcionar normalmente por falta de sódio. Sem o nutriente, as células incham e isso ocorre também no cérebro, o que gera pressão e leva aos desmaios e convulsões.
O quadro levanta questões sobre os limites do corpo humano para ingestão de água. Sem atendimento médico, o quadro pode ser fatal.
Embora a atriz não tenha revelado quanta água bebeu, a recomendação é que não se consuma mais do que 1,4 litro de água por hora para não sobrecarregar os rins.
É raro que a condição se manifeste de forma tão grave. No geral, o quadro acontece em idosos, mas com sintomas mais leves. “Esse tipo de convulsão é muito raro e nunca vi acontecer”, afirma o médico Stuart Fischer, em entrevista ao tabloide britânico.
Em geral, o tratamento é feito com suplementação de sódio e uso de diuréticos até que o corpo volte ao seu equilíbrio químico.
Apenas ingerir sal não é o suficiente para resolver o problema — o tratamento é de médio prazo, e dura até que os níveis ideais de sódio nas células sejam reestabelecidos.
Com informações do Metrópoles